TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Projeto integrador

Por:   •  12/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.528 Palavras (11 Páginas)  •  1.581 Visualizações

Página 1 de 11

BERNARDO RIBEIRO VELLOZO

ROGÉRIO ALESSANDRO AUGUSTO

MAICON DONIZETTI DIAS PAVANELI

Clima, Ambiente e Sociedade

ARARAS

2015

BERNARDO RIBEIRO VELLOZO

ROGÉRIO ALESSANDRO AUGUSTO

MAICON DONIZETTI DIAS PAVANELI

 

Clima, Ambiente e Sociedade

Projeto apresentado como requisito da disciplina de Projeto Integrador - 3º Bimestre do Curso De Graduação em Engenharia sob a orientação da Mediadora Elisabeth Druzian.

ARARAS

2015


RESUMO

Este trabalho apresenta a interação entre os fatores clima, ambiente e a sociedade. São focados as atividades em que esses fatores se relacionam nas residências, em especial em relação ao uso e aproveitamento da água tendo como foco a captação da água que chega através da chuva.

ABSTRACT

        This project presents the interaction between climate factors , environment and society. Activities are focused on these factors relate in residences in particular in connection with your use and exploitation of water acting focus capture of water arriving by rain.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................06

OBJETIVOS...............................................................................................................06

JUSTIFICATIVA.........................................................................................................07

DESENVOLVIMENTO................................................................................................07

Revisão bibliográfica..................................................................................................07

Metodologia de pesquisa............................................................................................11

Tabela de Custos e Ferramentas usadas no projeto.................................................19

Considerações Finais.................................................................................................20

Link apresentação do projeto.....................................................................................21

Bibliografia..................................................................................................................22



INTRODUÇÃO

 

A água constitui elemento essencial à vida. Durante milênios a água foi considerada um recurso infinito. A generosidade da natureza fazia crer em inesgotáveis mananciais, abundantes e renováveis. Hoje, o mau uso, aliado à crescente demanda pelo recurso, vem preocupando especialistas e autoridades no assunto, pelo evidente decréscimo da disponibilidade de água limpa em todo o planeta.                                                                                                A preocupação social pela defesa do meio ambiente, o consumo excessivo e o alto preço da água, faz com que diversas tecnologias surjam a favor do meio ambiente. No entanto, nem todas as alternativas são eficientes, pois o Custo x Beneficio não atende a realidade das empresas ou residências que poderão utilizar esses equipamentos.                                                                         Satisfazer as necessidades com diminuição do consumo de água supõe uma importante redução em custos econômicos particulares e coletivos, também melhora a qualidade e quantidade de água disponíveis tanto para consumo humano como para o meio ambiente.

                                           

             OBJETIVO

O objetivo deste projeto é apresentar uma alternativa de baixo custo no que se diz respeito a redução do consumo de água tratada em pequenas residências. Utilizaremos como alternativa a captação da água da chuva para uso doméstico a fim de evitarmos a utilização de água potável onde esta não é necessária, como por exemplo, na descarga de vasos sanitários, irrigação de jardins, lavagem de pisos, etc.

JUSTIFICATIVA

Desenvolver um projeto que possa reduzir o consumo de agua potável ao mesmo tempo que nao tenhamos que deixar de realizar determinadas tarefas. Com isso será construido um circuito que vai desde a captação da agua até os pontos de distribuição como torneiras e descargas.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Com foco na confecção de nosso projeto, fez-se necessária uma pesquisa que pudesse nos indicar normas e parâmetro pluviométricos da região.

Intensidade pluviométrica

A determinação da intensidade pluviométrica, para fins de projeto, deve ser feita a partir da fixação de valores adequados para a duração de precipitação e o periodo de retorno. Tomam-se como base dados pluviométricos locais. (NBR 10844/89).

A intensidade pluviométrica (i) é a velocidade de precipitação medida em geral em (mm/min) ou (mm/h).

[pic 2]

Na qual: 

        

           [pic 3] = intensidade pluviométrica;

        [pic 4] = altura pluviométrica;

         [pic 5]  = duração de preciptação (tempo).          

  

Para construção até 100m² de área de projeção horizontal, salvo casos especiais, pode-se adotar a intensidade pluviométrica i = 150 mm/h, NBR 10844/89.  Para determinação da máxima intensidade pluviométrica média observada podem-se também utlizar as fórmulas empíricas. Tem-se a seguir a formula para a região de campinas:

[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (601.6 Kb)   docx (390 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com