TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Projeto Integrador

Por:   •  17/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.344 Palavras (10 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Carolina Busca Fortino, RA 2100570
Claudia Arcelina Alves Silva, RA 2109881
Emilly Liandra Silva dos Santos, RA 2100541
Gabriela Berti Thomazini Fornari, RA 2110193
Lorena Nardim Jimenez, RA 2103737
Maria Regina Manzano, RA 2100165

Itatiba, Osasco e Sao Paulo (Sao Rafael) - SP[pic 2]

2022

Relatorio Tecnico-Cientifico apresentado na disciplina de Projeto Integrador I para o curso de Pedagogia da Universidade Virtual do Estado de Sao Paulo (UNIVESP).[pic 3]

Itatiba, Osasco e Sao Paulo (Sao Rafael) - SP

2022

FORTINO, C. B.; SILVA, C. A. A.; SANTOS, E. L. S. S; FORNARI, G. B. T.; JIMENEZ, L. N.; MANZANO, M. R. Resgate ludico do aprendizado dos numerals apos o periodo pandemico. 10f. Relatorio Tecnico-Cientifico. Pedagogia - Universidade Virtual do Estado de Sao Paulo. Tutor: Bruna Ribeiro Silva. Polos Itatiba, Osasco e Sao Rafael, 2022.

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um plano de aula, cuja proposta central e o aprendizado dos numerais. O tema foi delimitado de acordo com pesquisa de campo e entrevista com a comunidade escolhida para atuagao, quando percebemos que com o retorno as aulas presenciais em 2022, alguns alunos do 2° ano apresentaram dificuldades basicas, como escrever e reconhecer os numeros, pois praticamente sairam da Educagao Infantil para o 2°ano, pulando uma etapa importante da alfabetizagao. De acordo com esse levantamento, o grupo optou por trabalhar com os alunos do 2° ano do ensino fundamental, abordando a escrita dos numerais, bem como a representagao da quantidade numerica. A proposta didatica e fazer uso de atividades ludicas para que os alunos aprendam de forma leve e animada. Apos aplicagao da aula, pretende-se realizar um questionario de avaliagao qualitativa, para avaliar qual parte do conteudo teve melhor absorgao e qual ainda precisa de melhor esclarecimento e, assim, avaliar a metodologia desenvolvida afim de aprimora-la no que for necessario para auxiliar o aluno.

PALAVRAS-CHAVE: Numerais; Ludicidade; Matematica; Ensino Fundamental.

sumArio

  1. INTRODUgAO        04
  2. DESENVOLVIMENTO        05
  1. OBJETIVOS        05
  1. Objetivo Geral        05
  2. Objetivos Esperificos        05
  1. JUSTIFICATIVA E DELIMITAgAO DO PROBLEMA        05
  2. FUNDAMENTAgAO TEORICA        06
  3. METODOLOGIA        08

REFERENCIAS        10

1. INTRODU^AO

O presente trabalho considera o contexto da pandemia da Covid-19, causada pelo coronavrns SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuigao global (Ministerio da Saude), trazendo drasticos impactos e mudangas socioeconomicas para o mundo inteiro, entre eles inclui-se as significativas transformagoes na esfera educacional brasileira.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Unicef, em abril de 2021, os alunos do Ensino Fundamental I foram os mais afetados com a pandemia. Mesmo com as aulas remotas, as criangas dos anos iniciais nao tem autonomia para desenvolver o aprendizado e muitos nao puderam ter o apoio de familiares para minimizar os efeitos. Frente a isso e levando em conta que as criangas dos anos iniciais em processo de alfabetizagao devem receber uma atengao maior para evitar deficits futuros de aprendizado e garantir o seu desenvolvimento integral (Parecer CNE/CP n°11/2020), foi selecionada a turma do 2a Ano do Ensino Fundamental I de uma escola particular do muniripio de Itatiba como objeto de estudo. Apos a visita e entrevistas, a defasagem a respeito da alfabetizagao dos numerais no retorno das aulas presenciais se mostrou um problema a ser solucionado.

Quanto a intervengao, reconhecendo que os recursos pedagogicos foram limitados ou reinventados durante as aulas remotas, prejudicando a interagao com materiais ludicos e tateis que sao facilitadores da aprendizagem para a disciplina de matematica, se propoe a retomada dos recursos interacionais visando o resgate do conteudo que foi disperso durante o penodo pandemico. (KEHLER, 2012)

2. DESENVOLVIMENTO

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral

Sanar a defasagem no aprendizado dos numerais, seja em sua escrita como na interpretagao da quantidade que o numero representa.

  1. Objetivos Esperificos
  • Elaborar um plano de aula;
  • Utilizar atividades ludicas;
  • Explicar que cada numero representa uma quantidade;
  • Facilitar a escrita, utilizando recursos sensoriais;
  • Avaliar o aprendizado apos a aplicagao das atividades.

2.2. JUSTIFICATIVA E DELIMITAgAO DO PROBLEMA

Apos a visita a comunidade, foi identificado que o problema a ser solucionado e auxiliar os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental a escrever e reconhecer os numerais, apos terem ficado dois anos em ensino remoto, devido a pandemia. Esses alunos perderam uma parte importante da alfabetizagao e apresentam dificuldade ate mesmo no tragado. Desta forma, as atividades ludicas e sensoriais visam o resgate desse aprendizado, sendo a metodologia mais indicado para a situagao.

Esse tipo de atividade e, tambem, inclusiva, podendo ser aplicada aos alunos com necessidades especiais. Espera-se que, apos a realizagao da aula, os alunos sintam-se seguros para continuarem o aprendizado, pois terao resgatado o conhecimento nao adquirido durante o periodo pandemico.

2.3 FUNDAMENTAgAO TEORICA

No final de 2019, houve uma infecgao humana causada por um virus denominado SARS-CoV-2 (Covid19) que se alastrou rapidamente pelo mundo. Diante da situagao mundial este foi considerado um periodo de pandemia pela Organizagao Mundial da Saude (OMS).

Durante este periodo, foi declarado em varios pa^ses, como o Brasil, estado de emergencia, fazendo assim necessarias agoes emergentes para nao propagar a doenga. Uma das medidas enfrentadas foi o distanciamento social, o que ocasionou o fechamento das escolas.

Diante do cenario vivenciado com o distanciamento escolar, dificultando a maneira de aprender, ensinar e desenvolver, a alfabetizagao tem sido um fator importante de ser estudado e reavaliado nestes ultimos anos.

O processo de alfabetizagao e fundamental para a vida inicial dentro e fora da escola, e uma etapa importante da vida do aluno, pois nele se aprende a ler, escrever e desenvolver conhecimentos para posterior seguir com os aprendizados do ambito escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com