TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio cataputa

Por:   •  16/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório referente ao Protótipo da Catapulta de Acionamento Automático

Materiais utilizados na construção do Protótipo da Catapulta.:

Base em madeira;

Solda eletrodo revestido;

Porcas, arruelas e parafusos;

Barras de ferro;

Mola de aço;

Fita isolante;

Solenóide;

Interruptor;

Fios elétricos;

Recipiente de plástico;

Ferrolho;

Borracha aderente;

Eixo de aço 8 mm.

Objetivo do trabalho:

Construir um protótipo de Catapulta de Acionamento Automático, com a finalidade de arremeçar uma "bolinha" de tênis a 5M de distância em um alvo ao nível do chão indicado sem previa antecipação de medidas ou massa da "bolinha" a ser arremeçada.

[pic 1]

Desenvolvimento: _        

Analisar o projeto, a construção e o teste de movimentação da Catapulta de Acionamento Automático  e as  estratégias a serem usadas para atingir o alvo indicado pelo professor, podendo assim conquistar a competição.

[pic 2]

Estrutura

        A estrutura consiste em uma base de madeira com borracha antiderrapante nas extremidades. Possui um sistema de acionamento por botoeira, acionando a botoeira automaticamente aciona a Solenóide que recua o trinco, que movimenta a alavanca que foi construída com madeira fina com alguns furos que servem de ajuste para a distância a ser arremeçada a "bolinha" fixada em estrutura de aço que faz o movimento de gangorra. A função da Catapulta é arremeçar "bolinhas" de tênis com a finalidade de atingir um alvo com pontuações definas e assim vencer outro protótipo construído pelos colegas de turma, em uma disputa com área e alvo  previamente definidos.

[pic 3]

 

Energia Cinética e Potencial Elástica apliaca à Catapulta

À partir dos conceitos aprendidos em sala de aula, podemos identificar as forças atuantes no protótipo, conforme o conceito da catapulta podemos verificar que duas forças são essenciais e genéricas para qualquer modelo de catapulta a ser desenvolvido: a Energia Cinética e a Potencial Elástica.

A energia cinética é a energia que está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Este tipo de energia é uma grandeza escalar que depende da massa e do módulo da velocidade do corpo em questão. Quanto maior o módulo da velocidade do corpo, maior é a energia cinética. Quando o corpo está em repouso, ou seja, o módulo da velocidade é nulo, a energia cinética é nula. Este conceito aplicamos ao objeto a ser arremeçado.

[pic 4]

        A Energia Potencial Elástica: é a energia armazenada na mola de aço, que laçará o objeto em questão a um alvo definido

[pic 5]

Elétrica aplicada a Catapulta

o sistema elétrico aplicado no protótipo compõe-se basicamente de uma solenóide e uma botoeira para seu acionamento. o objetivo principal é o lançamento de um objeto, em que a solenóide cumpre o papel de liberação da força potencial elétrica armazenada na mola de aço.

[pic 6]

[pic 7]

Conclusão:

Com relação ao protótipo evidenciamos em testes que quanto mais exata a construção melhor é o resultado, pois a execução dos comandos deve ser precisa e passível de regulagens para que possamos aumentar ou diminuir o alcance e ângulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (585.2 Kb)   docx (512.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com