TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio da pratica no LAb de Automação

Por:   •  23/5/2016  •  Resenha  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório da prática – Laboratório de AUTOMAÇÃO

O Objetivo dessa prática e mostrar o funcionamento do CNC (Comando Numérico Computadorizado), que é um equipamento eletrônico que recebe informações da forma em que a máquina vai realizar uma operação, por meio de uma linguagem, denominado programa CNC, processa essas informações, e devolve-as ao sistema através de impulsos elétricos. Os sinais elétricos são responsáveis pelo acionamento dos motores que darão à máquina os movimentos desejados com todas as características da usinagem, realizando a operação na sequência programada sem a intervenção do operador. Esse equipamento serve para fazer o torneamento de peças, fazer o formato em diferentes peças, fresamento, furação, dentre outras funções, mudando somente a programação da máquina, essa programação é diferente do que foi visto em sala, vimos programação em LADDER, nesse equipamento a programação são comandos numéricos, além dos comandos temos que saber os espaços que são as coordenadas x, y e z, para movimentar sua ferramenta no eixo.

Nessa prática foi mostrado todas as partes do CNC, onde é a Unidade de controle de máquina, o equipamento de processamento, eixos de avanço, a torre, painel de controle, botão de emergência e outros. Foi feito algumas operações demonstrando o funcionamento da máquina, foi colocado uma peça de Aço na máquina para fazer uma perfuração, vimos a movimentação da mesa de acordo com as coordenadas dos eixos.

Um outro equipamento mostrado, foi o Torno, que é uma máquina mais especifica, que faz o torneamento de peças, a peça fica parada, tem 8 posições e 8 ferramentas internas e externas, e os comandos são por programação CNC, manual e de acordo com as coordenadas x, y e z. Foi feito um torneamento de uma peça para mostrar o funcionamento do equipamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com