TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Regino

Por:   •  26/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE TIRADENTES

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO

REFINO DE PETRÓLEO

ELLEN CRISLAYNE SOUZA SOARES

FRANCIELE SANTOS SOUZA

JOSI VERY ALMEIDA NASCIMENTO

CURVA DE DESTILAÇÃO DA GASOLINA

ARACAJU-SE

2015

ELLEN CRISLAYNE SOUZA SOARES

FRANCIELE SANTOS SOUZA

JOSI VERY ALMEIDA NASCIMENTO

CURVA DE DESTILAÇÃO DA GASOLINA

Relatório referente à Curva de Destilação da

Gasolina referente 2ª Unidade da disciplina de

 Refino de Petróleo, do 9º período da graduação

em Engenharia de Petróleo, ministrada pela

Profª. Ingrid Cavalcante Feitosa.

ARACAJU-SE

2015

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO...........................................................................................................4

2 - OBJETIVOS................................................................................................................4

3 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA....................................................................................5

4 - MATERIAIS E MÉTODOS.......................................................................................6

4.1 - MATERIAIS: EQUIPAMENTOS E VIDRARIAS ....................................6

4.2 – MÉTODOS: PROCEDIMENTO DE MEDIDAS ......................................6

5 - RESULTADOS E DISCUSSÕES...............................................................................7

6 - CONCLUSÃO.............................................................................................................8

7 - REFERÊNCIAS ..........................................................................................................9

  1. INTRODUÇÃO

Não importa qual a finalidade se vai dar para o petróleo, combustível ou algum outro produto acabado, praticamente todos os processos de refino a que o petróleo é submetido passam pela destilação, o que mostra a grande importância deste processo para uma refinaria de petróleo.

Levando em conta o grande volume de produção de uma refinaria de petróleo, se percebe a importância de se ter um controle adequado de sua produção, pois qualquer desajuste pode significar uma perda de milhares de dólares.

A destilação é um dos testes que tem como objetivo avaliar as características de volatilidade do combustível. Para que uma curva de destilação seja determinada, faz-se um ensaio no qual se verifica o volume da gasolina que destila em função da temperatura a uma pressão constante. Essa curva permite também verificar se a qualidade da mistura que constitui o combustível é ideal para o uso em um determinado equipamento. No caso da gasolina, por exemplo, tem-se que quanto maior a presença de componentes de baixa temperatura de ebulição, melhor e mais segura ela é para ser usada em automóveis, uma vez que isso facilita o funcionamento do motor.

O teste de volatilidade, além de ser usado no controle da produção da gasolina, pode ser utilizado para identificar a ocorrência de contaminação por derivados mais pesados como o óleo diesel, óleo lubrificante, querosene etc. O ensaio é feito colocando-se uma amostra do produto em um balão de vidro especial, que é submetido a aquecimento para destilação em condições controladas. Com isso, o produto vaporiza, e quando condensado, ele é recolhido em uma proveta de vidro.

No caso especial de combustíveis, as características da volatilidade dos hidrocarbonetos são significativamente importantes na cotação de segurança e no seu desempenho, pois a volatilidade é o determinante principal da tendência de um hidrocarboneto produzir vapores explosivos.

2- OBJETIVO

Avaliar as características de volatilidade do combustível.

3- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A densidade da gasolina está relacionada à sua composição química, ou seja, a variação de aromáticos, isoparafinas, naftalenos, olefinas, oxigenados e outras substâncias. Embora a densidade da gasolina não tenha limites definidos pela ANP, ela é um parâmetro importante para o bom funcionamento do motor e o ensaio para sua determinação pode ser realizado pelos métodos normatizados.

A gasolina é constituída basicamente por hidrocarbonetos voláteis de 4 a 12 átomos de carbono. Possui uma faixa de destilação entra 30ºC e 220ºC sob pressão atmosférica. Possui também composto contento enxofre, oxigênio, metais e nitrogênio em baixas concentrações.

Para a fiscalização da qualidade da gasolina, são utilizadas propriedades físico-químicas mais simples de medir como a curva de destilação, densidade, volatilidade, pressão de vapor e índice de antidetonante. Essas propriedades permitem a caracterização de forma rápida e barata, permitindo que grandes números de amostras sejam analisados em um tempo reduzido.

Com base nessa capacidade de análise, a Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) criou, o programa de monitoramento da qualidade de combustíveis líquidos. O programa apresenta como objetivo avaliar permanentemente a qualidade de combustíveis líquidos, comercializado no país, do produtor ao consumidor final.

A destilação é o ensaio que mais demanda tempo e energia. O ensaio de destilação detecta uma grande fração das não-conformidades apresentadas pela ANP. Fazer uma análise química do petróleo com a identificação de todos os seus componentes é uma tarefa impossível. O numero de componentes é da ordem dos milhares e a quantidade de cada um é muito pequena. É possível fazer uma análise cromatográfica, mas apenas dos componentes mais leves com poucos isômeros e com até cerca de 10 carbonos. Para complicar, a composição vai variar de poço para poço e, num mesmo poço, de horizonte para horizonte. Por esta razão, “a composição” do petróleo é feita, como faz a termodinâmica de misturas continuas, acompanhando uma propriedade que varie com o tamanho molecular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com