TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de distilação fracionada

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

Destilação Fracionada

    Enviado por mouriinha 11/03/2014 918 Palavras

Página 2

de 4

OBJETIVOS

Montar um aparelho de destilação e realizar a destilação fracionada de duas substâncias. Na aula prática os participantes do grupo realizaram a experiência uma solução de água e álcool.

INTRODUÇÃO

Destilação fracionada também é um método utilizado pra separação de componentes de mistura homogenia, os processos físicos utilizados são a vaporização dada pela fervura da substância e a condensação do vapor, na qual as substancias são separadas pelas diferentes temperaturas de ebulição, sendo o mais volátil recolhido primeiro. Os componentes condensam em diferentes temperaturas, o que permite a separação dos compostos e existindo outros tipos de destilação, como destilação fracionada, para cada tipo de substância.

A única diferença entre a destilação simples e a destilação fracionada é que na fracionada é preciso que coloque um termômetro no balão de destilação, para que seja possível identificar o termino da destilação da substância de menor ponto de ebulição. Como exemplo no dia de destilação fracionada, um lugar que usa muito é na separação das substâncias de petróleo pelo fato de ser bastante oleosa e ser retirado no estado totalmente bruto que é o craqueamento do petróleo.

MATÉRIAIS E REAGENTES

-Matériais;

1-

Termômetro;

2- Condensador;

3- Bico de Busen

4- Balão de uma boca;

5- Suporte universal de garras;

6- Béquer de 150 mL;

7- Erlenmeyer;

8- Mangueiras;

9- Proveta;

-Reagentes;

1- Álcool

2- Água

MÉTODOS

Foi utilizado inicialmente 50 mL de água e 50 mL de álcool, durante o aquecimento da mistura o álcool começou a subir contra a corrente e a água descer, sendo que o ponto de ebulição da água e do álcool começou a 8ºC, em que a temperatura de ebulição do álcool é de 78ºC e neste caso foi de 74ºC pelo fato do termômetro estar com defeito, após colocou-se outro termômetro, assim o sistema de ficar aberto durante esse intervalo de troca.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Durante o experimento percebemos que o termômetro estava com problemas pois a marcação do ponto de ebulição do álcool estava baixo 74ºC o que o certo seria 78ºC, ao termino do experimento foram recolhidos 14 mL de álcool, sendo que foram colocados 50 mL de cada substância misturada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Essa experiência nos forneceu um maior conhecimento sobre destilação fracionada, mostrando de uma forma não somente teórica, mas principalmente prática como ocorre o processo de destilação a uma mistura homogênia. Com isso podemos verificar que realmente e possível

separa misturas homogenias através de um destilação fracionada. A única “dificuldade” que ocorreu no experimento foi a do termômetro estar com defeito, e dos resultados não baterem após a destilação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.wikipedia.com//

Solomons, T. W. Granham, 1934 Química Orgânica, 1; tradução Maria Lúcia Godinho de Oliveira; revisão técnica Délio soares, Robson Mendes – Rio de Janeiro: LTC 2009.

SARDELLA, Antonio. Química, vol. Único. 5ª Edição. São Paulo: Editora Ática, 2001

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com