TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de termometro

Por:   •  10/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2] - UNIVERSIDADE DE UBERABA

BRÁULLIO ANICÉSIO SOARES ROCHA

GERALDO GOUVEIA FRANCO NETO

MARIA EDUARDA GORDILHO ANDRADE LUZ

TRABALHO DE FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS E SUAS APLICAÇÕES IV

UBERABA - MG

2014

[pic 3][pic 4] - UNIVERSIDADE DE UBERABA

BRÁULLIO ANICÉSIO SOARES ROCHA

GERALDO GOUVEIA FRANCO NETO

MARIA EDUARDA GORDILHO ANDRADE LUZ

TERMÔMETRO

Trabalho apresentado à disciplina Fenômenos Físicos e Químicos e Suas Aplicações IV, do Curso Superior em Engenharia Civil da Universidade de Uberaba.

Orientador: Fernando.

UBERABA - MG

2014

  1. INTRODUÇÃO

A palavra termômetro origina-se do grego, “termo” que significa quente e “metro” que significa medida. Assim, termômetro é definido como o instrumento que mede temperatura.

A construção de um termômetro está baseada no uso de alguma grandeza física que depende da temperatura, como o volume de um gás mantido a pressão constante, o volume de um corpo e a resistência elétrica de condutores metálicos entre outras grandezas.

Quando se pretende avaliar a temperatura de um corpo é preciso esperar o equilíbrio térmico, isto é, quando em contato com o corpo, é preciso esperar alguns minutos para que o termômetro e o corpo estejam com a mesma temperatura, que é quando o equilíbrio térmico é atingido por subida ou descida do líquido termométrico consoante se dilatou ou contraiu, e assim, podemos medir seu valor.

Existem diversos tipos de termômetros de acordo com o grau de precisão necessário e o intervalo de temperatura a ser medido.

  1. OBJETIVO

Como foi falado na introdução, existem diversos tipos de termômetros de acordo com o grau de precisão necessário e o intervalo de temperatura a ser medido, sendo assim, este relatório tem como objetivo mostrar alguns tipos de instrumentos de medidas de temperatura e controladores de temperatura utilizados, ou seja, alguns tipos de termômetros.

  1. TIPOS DE TERMÔMETROS
  1. TERMÔMETRO DE MERCÚRIO

O termômetro de mercúrio consiste, basicamente, de um tubo capilar de vidro, fechado a vácuo, e um bulbo, contendo mercúrio.

O mercúrio, por ter um valor alto de coeficiente de dilatação, ele aumenta de volume à menor variação de temperatura. O volume do mercúrio aquecido se expande no tubo capilar do termômetro. E essa expansão é medida pela variação do comprimento, numa escala graduada que pode ter uma precisão de 0,05 °C.

Algumas vantagens: o seu ponto de fusão é - 40°C e o seu ponto de ebulição é 360°C, longe das temperaturas comuns em condições normais na superfície da terra; por causa da condução térmica ser alta, rapidamente atinge o equilíbrio térmico e se mostra visível à temperatura, e por causa do seu calor específico ser baixo, não diminui significamente a temperatura do corpo com que se põe em contato; o fato do mercúrio ser um líquido opaco e escuro facilita a visibilidade da marcação e até mesmo o vidro funciona como uma lupa tornando ainda mais visível a temperatura marcada.

  1. TERMÔMETRO CLÍNICO

O tipo de termômetro mais comum é o termômetro clínico utilizado na medição da temperatura do corpo humano. Esse termômetro utiliza a dilatação de líquidos, principalmente o mercúrio. São construídos para medir temperaturas entre 34oC e 43oC que são consideradas temperaturas críticas, pois a temperatura considerada normal de nosso corpo é 36,5oC.

Apresenta um tubo capilar com um estrangulamento na base, junto ao bulbo, o que permite a passagem do mercúrio quando sofre a dilatação, mas que impede o seu retorno quando se contrai, por isso este termômetro continua indicando a temperatura do corpo mesmo sem contato com o corpo e por um longo intervalo de tempo mesmo que o termômetro seja levado a um local com temperatura mais baixa. Para que o líquido termométrico volte à posição inicial no interior do bulbo, é necessário sacudi-lo rapidamente.

  1. TERMOPAR

O controle da temperatura e sua medida também são realizadas através dos dispositivos denominados termopares que são usados em painéis de automóveis para a indicação da temperatura do motor. Geralmente há uma lâmpada que acende quando há superaquecimento. Podem medir até 1800oC, sendo também utilizados na indústria, na medida da temperatura de fornos de fundição de metais e vidros.

O sensor de um termopar ou par termoelétrico é composto por dois fios de metais diferentes soldados nas extremidades e, quando aquecidos, produzem uma corrente elétrica que depende da temperatura assim como no pirômetro óptico. 

  1. TERMÔMETRO DE MÁXIMA E MÍNIMA

Como o próprio nome sugere, os termômetros de máxima e mínima indicam a temperatura mais alta e a mais baixa atingida pelo termômetro em certo intervalo de tempo. São utilizados em meteorologia, sendo que, com uma única leitura, pode-se determinar a temperatura máxima e mínima atingida desde a última vez que o termômetro foi ajustado de modo que a temperatura máxima e mínima viesse a coincidir entre si e com a temperatura ambiente.

É um termômetro composto por um tubo curvo no formato de U com dois bulbos de tamanhos diferentes, um em cada extremidade. Na parte inferior curvada é colocado uma certa quantidade de mercúrio. Nos bulbos é colocado álcool, um deles está completamente cheio (bulbo esquerdo) e o outro está pela metade (bulbo direito), pois é preciso ter espaço para receber o produto da dilatação. Dois indicadores de ferro (1 e 2) são colocados um em cada extremidade do tubo e estão submersos no álcool podendo mover-se livremente pelas paredes. Sendo assim, fica visível a marcação da temperatura máxima e mínima demonstradas pela posição dos indicadores 1 e 2 nas paredes do tubo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (61.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com