TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio final de estágio

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Durante o período de 05 de maio de 2014 a 31 de dezembro de 2015 exerço estágio na Estação de Tratamento de Esgoto Dr. Hélio Seixo de Britto.

Entre as atividades que mais degradam os recursos hídricos como também põe em risco a saúde humana está o despejo de esgoto doméstico sem tratamento ou com tratamento inadequado.

Devido a essa situação o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) instituiu a Resolução n. 430/2011 que dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, entre eles os de Estações de Tratamento de Esgoto.

A implantação de uma estação de tratamento de esgotos tem por objetivo a remoção dos principais poluentes presentes nas águas residuárias domésticas, retornando-as ao corpo d’água sem alteração significativa de sua qualidade, reduzindo a carga contaminante ou poluente dos esgotos, a um nível compatível com o corpo receptor, ou seja, de modo que o efluente final tratado possa ser absorvido, sem provocar a degradação do meio e riscos à saúde do homem. (VON SPERLING,1996)

Durante o estágio foram desenvolvidos trabalhos mais técnicos, como: apoio na elaboração de relatórios e digitalização de documentos.

Devido ao exposto, o presente relatório tem a finalidade de apresentar as atividades realizadas durante o período de estágio, com o acompanhamento de engenheiros, biólogos e técnicos. Com o acompanhamento no dia a dia desses profissionais, foi possível aprender e ganhar experiência, sendo possível vivenciar o cotidiano da empresa SANEAGO, mais especificamente da operação da ETE Goiânia.

DESENVOLVIMENTO

O tipo do sistema de tratamento de esgoto da ETE Dr. Hélio Seixo de Britto é o Tratamento Primário Quimicamente Assistido constituído por tratamento preliminar (gradeamento grosseiro, gradeamento fino e remoção de areia) e tratamento primário avançado (decantador primário com adição de produtos químicos). A ETE foi implantada conforme o projeto e entrou em operação em 2004 ocupando uma área total de 455.705 m², área ocupada de 279.663 m² e área construída de 173.594,60 m².

A ETE Dr. Hélio Seixo de Britto – ETE Goiânia localiza-se na Avenida Perimetral Norte, Qd. 08, Lt 02, Setor Goiânia 2, com Coordenada Geográfica 16°37'59"S e 49°15'44"W com via de acesso.

Figura 1: Localização da ETE Dr. Hélio Seixo de Britto, Goiânia – Goiás (Google Earth, 2015)

A ETE Goiânia é a maior e principal estação de tratamento de esgotos da cidade de Goiânia e de todo o Estado de Goiás. Ela constitui em, integrar de forma adequada o Sistema de Esgotamento Sanitário de Goiânia, complementando o sistema de coleta e afastamento dos esgotos sanitários e contribui para a recuperação e melhoria da qualidade do rio Meia Ponte, buscando condições estéticas, ambientais e de saúde pública, satisfatórias e condizentes com as exigências de natureza legal.

É muito nítida a importância de se tratar o esgoto sanitário antes de devolvê-lo ao meio ambiente, mesmo que de forma tardia e demorada essa consciência chegou a nossa sociedade e a nossos governantes que através da coleta e do tratamento efetuado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com