TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio identificação de substâncias

Por:   •  31/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ORGÂNICA E INORGÂNICA

RELATÓRIO DE AULA EXPERIMENTAL

QUÍMICA GERAL PARA ENGENHARIA

PROF. Cristiane                                                            TURMA: ______________HORÁRIO: Terça-feira 08-10hrs

NOME: Francisco Jairo Saraiva Filho                             MATRÍCULA: 359584

PRÁTICA: Estequiometria e Rendimento.

DATA DE REALIZAÇÃO DA PRÁTICA: 15/05/2014 DATA DE ENTREGA DO RELATÓRIO: 11/06/2014

1. OBJETIVOS

Na prática: Estequiometria e Rendimento um dos objetivos é: “Verificar as relações quantitativas entre as substâncias que participam de uma reação” e também “Determinar o rendimento percentual da reação”.

2. RESULTADOS E DISCUSSÃO

    Foram pesados 0,25g de alumínio. Na capela, em um béquer, foram adicionados 10mL de KOH 2 mol/L ao alumínio pesado no item anterior e foi observado a liberação de hidrogênio na reação.

    O béquer foi colocado sobre uma chapa de aquecimento e a solução foi aquecida para aumentar a velocidade da reação. Durante a reação, a solução que era inicialmente incolor, tornou-se escura. Em cerca de 20min a reação ficou completa, o que foi evidenciado por não mais se observar a liberação de hidrogênio.

    A solução quente foi filtrada. Todo o resíduo escuro ficou retido no filtro e foi separado do filtrado incolor. Com cuidado e sob agitação, foram adicionados 5 mL de ácido sulfúrico, H2SO4 6mol/L, à solução. Inicialmente, apareceu um precipitado de hidróxido de alumínio, Al(OH)3, que se dissolveu a proporção que mais ácido foi adicionado.

    Foi notado que a solução aqueceu, devido à reação ácido-base ser exotérmica. A solução foi aquecida com agitação constante para completar a reação. Na solução ficaramos íons potássio, K+, íons alumínio, Al3+, e íons sulfato, SO4.

    Depois de aquecida por cerca de 5min, não permaneceu na solução nenhum sólido. Foi colocado o béquer com o filtrado em um banho de gelo. Cristais de alúmen foram formados. Foi pesado um papel de filtro e foram filtrados a vácuo os cristais de alúmen.

    Em seguida foi levado os cristais para a estufa para a secagem e foram feitas as seguintes pesagens:

Tempo

Peso

10 minutos

3,86 g

15 minutos

2,54 g

20 minutos

2,37 g

   

   

    Peso do papel de filtro era de 0,50g. Após a filtragem, foi determinado a massa do papel de filtro mais o sólido. A massa do papel de filtro mais o sólido era de 2,37g. O rendimento da reação foi de aproximadamente 78,5%, pois a partir de 0,25g de alumínio era para se obter 2,38g de alúmen, o que não ocorreu já que só foi obtido 1,87g de alúmen.

    Obteve-se o rendimento a partir de uma simples regra de três, em que se multiplicava 1,87*100/2,38.

4. CONCLUSÕES

    A partir dessa prática foi possível ver como a estequiometria auxilia no conhecimento das relações quantitativas que existem entre as substâncias utilizadas em uma reação, que foi observado a partir da reação de formação de alúmen, que mesmo sendo o mais metódico possível, é praticamente impossível se atingir o rendimento teórico, o que foi comprovado quando obtemos 1,87g de alúmen quando o teórico é de 2,38g e o rendimento foi de 78,5%. O fato do rendimento ser esse valor se deve a erros de manuseio, colocando reagentes em excesso ou por perda de material nas vidrarias durante a filtragem. Podemos concluir que apesar de não conseguir chegar ao rendimento teórico, concluímos nossos objetivos pré-estabelecidos que foi verificar as relações quantitativas e determinar o rendimento percentual das reações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com