TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio tecnico Mecânica dos fluídos

Por:   •  25/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

RESUMO

Prática laboratorial realizada como trabalho experimental avaliativo parcial da disciplina Fenômenos de transportes, utilizando basicamente um tubo em U para a medição da massa específica, tendo como fluido óleo de cozinha e água destilada. Foram realizadas as devidas medições, com os equipamentos apropriados, seguindo as regras básicas de conduta em laboratório, onde pudemos fazer as análises, cálculos e conclusões, com o auxílio do professor orientador, dos resultados obtidos. Percebeu-se no processo que o erro humano na analise das medições pode influenciar de maneira significativa os resultados finais.

Palavras-chave: Massa específica; Medição; Densidade.

ABSTRACT

Laboratory practice performed as experimental partial evaluative study of the discipline Transport phenomena , basically using a U-tube to measure the specific mass, having as fluid cooking oil and distilled water. The appropriate measurements were taken with the appropriate equipment, following the basic rules of conduct in the laboratory, where we were able to make the analyzes, calculations and conclusions, with the help of the guiding teacher, of the results obtained. It has been found in the process that human error in analyzing the measurements can significantly influence the final results.

Keywords: Specific mass; Measurement; Density.


Sumario

RESUMO        3

ABSTRACT        3

SUMARIO        4

1 – INTRODUÇÃO        5

2 – OBJETIVOS        7

3- DESENVOLVIMENTO        8

3.1 – Materiais Utilizados:        8

3.2 – Etapas do processo – Parte 1        8

3.3 – Etapas do processo – Parte 2        10

4 - CONCLUSÃO        12

5 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13


1 – INTRODUÇÃO

As aulas práticas em laboratório vêm reforçar as teorias e exercícios aplicados em sala, mostrando-nos com mais clareza, na prática, como funciona o processo.

Nesse experimento realizado, medimos a massa específica de um óleo de cozinha, utilizando um tubo em U, para posteriormente fazermos a mesma medição da massa específica do óleo, utilizando uma proveta e uma balança, comprovando e avaliando com cálculos observando a diferença entre os cálculos e as medições reais na graduação do tubo “U”.

De acordo com o que estamos estudando e o que foi feito na pratica Laboratorial, Mecânica dos fluidos ou Dinâmica dos fluidos é a ciência que estuda o comportamento dos fluidos em repouso.

Onde a Densidade é definida como massa por unidade de volume. Conforme fórmula abaixo:

Ρ=m/V (kg/m³)

O inverso da densidade é o volume específico V, que é definido como volume por unidade de massa. Isto é, v = V/m = 1/ρ. Para um elemento infinitesimal de volume, de massa dm e volume dV, a densidade é expressa por ρ = dm /dV.

A densidade de uma substancia depende, em geral, da temperatura e da pressão. A densidade da maioria dos gases é proporcional à pressão e inversamente proporcional a temperatura. Líquidos e sólidos, por outro lado, são substâncias essencialmente incompreensíveis e a variação de sua densidade com a pressão usualmente é desprezível. A 20°C por exemplo a densidade da água muda de 998 Kg/m³ a 1 atm para 1003 Kg/m³ a 100 atm, uma mudança de apenas 0,5%. A densidade de líquidos e sólidos, depende mais da temperatura do que da pressão. A 1 atm, por exemplo densidade da água muda de 998 Kg/m³ a 20ºC para 975 Kg/m³ à 75ºC, uma mudança de 2,3%, que ainda pode ser desprezada em muitas análises de engenharia.

Sabe-se também que o ar atmosférico exerce uma pressão na superfície da terra. A medida dessa pressão foi realizada por Galileu chamado evangelista Torricelli em 1643, de acordo com a fórmula:

DP = ρ x g x Dh.

[pic 10]


2 – OBJETIVOS

  • Aplicação prática das teorias e exercícios desenvolvidos em sala;
  • Fixação da matéria estudada,
  • Determinar a massa específica do óleo com um tubo em U;
  • Determinar a massa específica do óleo com uma proveta e balança;
  • Fazer a média dos valores obtidos;
  • Fazer análise da prática, comparando os valores obtidos;
  • Fazer analise e descrição dos erros inerentes ao processo, ocasionando em diferenças nos resultados.


3- DESENVOLVIMENTO

3.1 – Materiais Utilizados:

  • Tubo em U
  • Água
  • Óleo
  • Seringa
  • 2 Béqueres
  • Proveta
  • Termômetro

3.2 – Etapas do processo – Parte 1

Adicionamos água em um béquer e com um termômetro, conferimos a temperatura da água que estava a 25ºC.

Com o auxílio de uma seringa, retiramos a água do béquer e a adicionamos novamente no interior do tubo em U, até nivelar com a graduação 0 da escala, como mostrado na figura.

Figura 1- Tubo em U utilizado no experimento.

[pic 11][pic 12]

A seguir, preenchemos a seringa com óleo vegetal e com muito cuidado, inserimos o óleo em uma das extremidades do tubo U. A quantidade de óleo foi aleatória nos três experimentos.

Analisamos e observamos que a adicionar o óleo o volume de água na outra extremidade sofreu acréscimo na graduação, onde aferimos a diferença e retiramos nossas informações para a base dos nossos cálculos e aplicamos na fórmula apropriada, já descrita na fundamentação teórica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (289.6 Kb)   docx (316.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com