TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos de Equipamentos Ultrabook e Tablets

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CTS EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

FERNANDO LUÍS CAMBIAGHI RA: 8636275151

LUCAS WILLIAM DE OLIVEIRA RA: 8639263152

JAYSON DA SILVA RA: 8636260204

RENAN PEDROZO RA: 8646282518

TIAGO FILIPE PIMENTEL BERKENBROCK RA: 8638285137

RELATÓRIO 1:  Modelos  de  Equipamentos  Ultrabook  e  Tablets

Professor: VICTOR VARGAS

JOINVILLE

27/03/2014

SUMARIO

1.1 Introduções à arquitetura de computadores. ..............................................................03

1.2 Computadores pessoais e equipamentos portáteis. ....................................................04

1.3 Arquiteturas RISC e CISC. ........................................................................................05

1.4 Opções disponíveis no mercado de Ultrabook. ..........................................................05

1.5 Opções disponíveis no mercado de Table....................................................................11

2.0 Anexos ........................................................................................................... .............15

3,0 Referencia ...................................................................................................................16


1.1 Introduções à arquitetura de computadores.

Os Computadores pessoais estão cada vez melhores mais rápidos e fáceis de se usar, se voltarmos aos anos 70 veremos como os computadores eram grandes, complicados e caros. Com o passar dos anos começou a se ter a ideia de miniaturização dos componentes, o que deu origem a notebook, smarthphones, tablets e hoje em dia os ultrabooks.

Estamos em uma fase de transição tecnológica, estamos entrando na era dos super processadores, computadores super finos, pequenos e rápidos. Um exemplo são os ultrabooks que são super finos e rápidos, a Intel estabeleceu as regras para um computador portátil ser um ultrabook e com o avanço da tecnologia esses computadores vão ficando melhores, atualmente os ultrabooks tem especificações técnicas que acabam deixando eles de certa forma caros. E estas especificações são:

  • Processadores Intel i3, i5 e i7,
  • HD de 1TB ou SSD
  • Memória até 8GB
  • Tela de até no máximo 15’’
  • Tela de LCD, LED e ultimamente Telas Touchscreen

Outros tipos de dispositivos também vem evoluindo com o passar dos anos, são os smarthphones (celulares). No início dos anos 80 os celulares eram muito grandes e não cambiam no bolso, era preciso até uma pasta para leva-los, com o passar dos anos a mesma ideia de miniaturização dos computadores veio para os telefones, passando assim a se chamarem de telefones portáteis.


1.2 Computadores pessoais e equipamentos portáteis.

Já estamos na era dos Smarthphones, celulares que podem fazer de tudo como o próprio nome já diz telefones inteligentes, tudo começo em 2007 com o lançamento do iPhone da Apple. O iPhone revolucionou a telefonia móvel criando basicamente um padrão para smarthphones, hoje temos das mais diversas marcas: Samsung, HTC, Nokia e por ai vai. Mas que padrão e esse? Os smarthphones de hoje em dia “exigem” o padrão tela Touchscreen sem muitos botões, as configurações de hardware dependem muito da fabricante, por exemplo, a Apple opta por usar os seus próprios processadores hoje no seu mais novo smarthphones o iPhone 5S eles estão usando o chip A7, já as outras fabricantes usam processadores snapdragon da qualcomm, com exceção da Samsung que além de utilizar o snapdragon também utiliza o seu próprio processador Exynos. Essa padronização também atingiu os tablets que também são muito utilizados hoje em dia.


1.3 Arquiteturas RISC e CISC.

As diferenças entre os processadores RISC[1] e CISC[2] estão em sua arquitetura, sendo uma o oposto da outra, sendo assim, para realizar uma comparação entre essas duas arquiteturas, é necessário mais que listar suas características ou realizar testes de benchmark[3] de cada uma. Para poder compará-las, é necessário um contexto histórico.

Sabe-se que os projetistas das arquiteturas RISC e CISC trabalharam para resolver os problemas de custos financeiros e desempenho de processamento com os recursos disponíveis na década de 70 e início dos anos 80, onde a memória e os dispositivos de armazenamento eram demasiadamente caros e muito lentos. Com a introdução da memória RAM, o problema com desempenho diminuiu, porém o alto custo financeiro não. Com isso, havia uma grande preocupação com os códigos dos programas, pois para gerar economia no sistema total, esses códigos de programa deveriam ser compactos, com poucas instruções, pois assim ocupariam menos memória e armazenamento.

Os códigos eram escritos em linguagem de alto nível, e o compilador traduzia para linguagem de baixo nível, porém a compilação era demorada e nem sempre perfeita, sendo assim, para obter um código realmente compacto e otimizado, era necessário escrevê-lo em linguagem de baixo nível.

O que impulsionou a arquitetura CISC foi a idéia que os investigadores tiveram de transportar a complexidade do software, que se tornava cada vez mais caro devido a lentidão dos compiladores e o alto custo e lentidão das memórias, para o hardware, que ficava cada vez mais barato. Com isso, podiam-se desenvolver códigos com menos instruções, tornando o software mais barato e mais compacto, gerando economia no valor total do sistema.

A arquitetura RISC surgiu da inversão da idéia da arquitetura CISC, pois com a complexidade estando no hardware, os conjuntos de instruções ocupavam mais chips, então a idéia era remover instruções utilizadas com menos freqüência, e otimizar os códigos utilizados com mais freqüência, até conseguir armazenar todas as instruções necessárias em um único chip.

Estudos foram feitos para descobrir quais tarefas o processador executava com mais freqüência, para então otimizá-los e dar prioridade de execução a eles, ainda que isso atrasasse a execução de tarefas executadas com menos freqüência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (604.6 Kb)   docx (526.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com