TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Analise Ergonômica Manicure

Por:   •  20/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO A RESPEITO DA ANÁLISE BIOMECÂNICA DE UMA ATIVIDADE

PROFISSIONAL DA BELEZA: MANICURE

Gabriela Prass

Marcella Peçanha Guzela

Maria Fernanda Longo

- Descrição da atividade analisada. Estático ou dinâmico?

        Para o estudo foram analisadas as atividades de uma manicure, que trabalha 8h por dia fazendo unhas dos pés e das mãos das suas clientes. É importante destacar que, por ser uma trabalhadora autônoma, quem estabelece os horários e turnos do trabalho é a própria manicure, logo as decisões que cometeriam a um empregador, se tornam responsabilidades da própria empregada.

        Em relação ao tipo de trabalho exercido, por exigir uma posição mantida continuamente, pode-se dizer que é um trabalho estático, mas que se mostra mais fatigante quando comparado ao dinâmico.

- Considere as caracteristicas estudadas a respeito do organismo humano. Quais as principais exigências perceptuais e musculares da atividade analisada.

        Em relação as caracteristicas estudadas, pode-se citar alguns pontos com problema.

        O principal ponto é a postura, visto que a profissional executa seu trabalho numa posição desconfortável, com as costas curvadas, e seus movimentos são repetitivos.

        A iluminação do ambiente é outro ponto importante, porque seu trabalho exige que se enxergue bem os detalhes pequenos. Quando a iluminação é inadequada, pode haver esforços excessivos e desnecessários de sua visão, e a manicure acaba piorando ainda mais sua postura para compensar a falta de luz.

- Explique os problemas relatados pelo trabalhador.

        Os principais problemas relatados pela trabalhadora são escoliose e muita dor no nervo ciático quando a rotina de trabalho é exaustiva, como em feriados e final do ano.

- Identifique as posturas adotadas e as alterações que podem ocorrer na coluna vertebral. Em adição, identifique possíveis problemas osteomusculares que podem surgir nos diferentes membros corporais ao longo do tempo.

        A trabalhadora em todo o tempo trabalha abaixada ou curvada para as clientes. Dessa forma, a postura da coluna apresenta0se como o maior problema observado pelo grupo. Além disso, existem esforços feitos pelas mãos e antebraços, que fazem movimentos repetitivos, o que pode causar problemas para esses locais do corpo também. Por fim, é passível de analise a ação de pegar do chão e colocar no chão a maleta com os esmaltes, que acabam totalizando um peso elevado para a forma como ela desempenhando tal ação.

- Em caso de situações de levantamento ou transporte de cargas, avalie as posturas adotadas durante a atividade.

        Como citado no item anterior, a manicure não possui uma ferramenta que a auxilie para mostrar os esmaltes para as clientes e trocar de postos de trabalho, como um carrinho ou algo mais alto. Por isso, é necessário que se curve para pegar o objeto do chão, tanto lateralmente quando esta sentada e vai pegar a maleta, quanto para baixo quando esta de pé. O peso da maleta é grande e exige dela um esforço de vários membros, que pode causar fadiga e outros problemas osteomusculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com