TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Aula Prática Quimica

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 3

FUNCESI

FACCI – FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE ITABIRA

ALUNOS: DIEGO RIBEIRO DE PAULA, FABIANE ASSIS, FERNANDO ALBUQUERQUE, PAULO SÉRGIO LANA

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL

PERÍODO: 1º. PERÍODO A

SEMESTRE/ANO: 1/2016

PROFESSORA: LETÍCIA COSTA DIAS

PRÁTICA 3 – PRINCÍPIOS DE REATIVIDADE: ENERGIA E REAÇÕES QUÍMICAS

LABORATÓRIO QUÍMICO

Itabira

15 de março de 2016

INTRODUÇÃO

A aula prática abordava os princípios da relatividade (energia e reações químicas). Reação química é uma transformação de certa substância que sofre alteração no seu estado inicial (reagente), assim formando outra matéria, que no caso é o produto da reação. As modificações que ocorrem em todo tipo de reação, envolve a reorganização dos átomos conhecidos como a Lei da conservação de massa – Lavoisier.

Para que ocorra uma reação química, é preciso algumas “exigências”, como pressão, temperatura, superfície de contato (estado físico), solvente e outros.

Na experiência, fizemos cinco procedimentos: Síntese do Óxido de Magnésio, Síntese do Cloreto de Amônio, Decomposição do Carbonato de Magnésio, Deslocamento de Hidrogênio e Reação de Dupla Troca.

OBJETIVO

Adquirir conhecimento e praticar as reações químicas por meio de algumas reações mais comuns praticadas pelos químicos.

PROCEDIMENTOS

Síntese do Óxido de Magnésio: Colocamos um pedaço de fita de magnésio (Mg) na chama de um bico de Bunsen, e no decorrer de alguns segundos, podemos perceber a formação de um pó branco (óxido de magnésio), e em seguida colocamos o óxido de magnésio (MgO) no vidro de relógio, e adicionamos água e fenolftaleína, formando o Hidróxido de Magnésio {Mg(HO)2}. Essa reação química fez com que a coloração ficasse rosa, ou seja, formando uma base.

Síntese do Cloreto de Amônio: Na capela, adicionamos certa quantidade mínima de hidróxido de amônio (NH4OH(aq)) em uma placa de Petri, e em seguida adicionamos 1 ml de ácido clorídrico (HCl(aq)) na solução, dando início a uma reação química, formando como produto o cloreto de amônio (NH4Cl(s)) e a água (H2O(l)).  

Decomposição do Carbonato de Magnésio: Colocamos no tubo 1, uma solução de carbonato de magnésio (Mg(CO3)(s)), no tubo 2 adicionamos uma certa quantidade de hidróxido de cálcio (Ca(OH)2(aq)) – água de cal. Em seguida, aquecemos o tubo 1 no bico de Bunsen, formando o óxido de magnésio (MgO(s)) e o gás carbônico (CO2(g)). Em decorrer da experiência, o gás carbônico se reagiu com o hidróxido de cálcio, formando o carbonato de cálcio (CaCO3(s)) e a água (H2O(l)).

Deslocamento de Hidrogênio: Colocamos em um tubo de ensaio 5 ml de uma solução de ácido clorídrico (HCl(aq)) e em seguida adicionamos uma fita de magnésio de aproximadamente 0,5 cm, dando início uma reação química, formando como produto, o cloreto de magnésio (MgCl2(aq)) e o gás H2.

Reação de Dupla Troca: Adicionamos em um tubo de ensaio 1 ml de sal de cozinha (NaCl(aq)). Em outro tubo de ensaio adicionamos 1 ml de Nitrato de Prata (AgNO3(aq)). Em seguida misturamos as duas soluções, dando início a uma reação química, formando como produto o cloreto de prata (AgCl(s)) e o Nitrato de Sódio (NaNO3(aq)).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com