TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Bacia hidrográfica do Mearim

Por:   •  12/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA BACHARELADO INTERDISCPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA - BICT

Breno de Lucas Letícia Iohanna Coelho Lima

Matheus Felipe Cavalcante Enes Mayrla Fernandes Farias Medeiro Ricardson Vieira dos Santos

Hidrologia: Bacia hidrográfica do Mearim

Relatório

São Luís - MA 2022

Breno de Lucas Letícia Iohanna Coelho Lima

Matheus Felipe Cavalcante Enes Mayrla Fernandes Farias Medeiro Ricardson Vieira dos Santos

Hidrologia: Bacia hidrográfica do Mearim

São Luís - MA 2022

Sumário

1        Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        3

  1. Importância de dados de chuva e vazão na hidrologia        . . . . . . . . . .        3
  2. Principais atividades desenvolvidas na bacia de drenagem . . . . . . . .        3
  3. Principais usos da água na bacia de drenagem . . . . . . . . . . . . . .        4
  4. Características fisiográficas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .   4 2        Objetivo do trabalho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .   5 3        Materiais e Métodos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .   6 4        Resultados e Discussão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .   7

  1. Introdução

Considerada a maior bacia hidrográfica do Maranhão, a Bacia do rio Mearim ocupa cerca de 29,84% da área total do estado, aproximadamente 99.058 km², o que representa 25,6% da população maranhense, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por suas características físicas, o rio Mearim está dividido em três trechos principais, sendo eles, o Alto Mearim, Médio Mearim e Baixo Mearim. O rio Mearim é um dos responsáveis por fornecer água potável para cidades ribeirinhas, para outras cidades localizadas na área de influência de sua bacia, como também, indústrias implantadas nas proximidades do seu curso, além de ser utilizado na irrigação de projetos agropecuários localizados em suas margens.

  1. Importância de dados de chuva e vazão na hidrologia

Adiante, é de suma importância para a hidrologia a análise dos dados de vazão e precipitação para a hidrologia, pois esses dados ajudam nas soluções de problemáticas futu- ras que podem vim a ocorrer em uma determinada região. Os dados de precipitação mostra informações que, em associação com dados da variabilidade espacial das chuvas, pode permitir a implementação de soluções estratégicas para os problemas de alagamentos, inun- dações e deslizamentos. Enquanto que, os dados de vazão, ajudam no dimensionamento de obras hidráulicas (barragens, pontes, galerias, dentre outras) e ainda no planejamento da distribuição da água em períodos de escassez.

  1. Principais atividades desenvolvidas na bacia de drenagem

O setor primário constitui-se na base da economia na bacia do rio Mearim, destacando- se as atividades agropecuárias e de extrativismo vegetal. A maior parte do espaço rural do estado do Maranhão está ocupada com atividades agropecuárias. Dentre as atividades desenvolvidas pelas comunidades tradicionais do Mearim, cabe destaque para a pesca artesanal e para o agroextrativismo, como alternativa de renda principalmente para os que se enquadram como agricultores familiares. Como produto do extrativismo, destaca-se a exploração da palmeira babaçu, que ocupa grandes áreas como vegetação primária e secundária e desempenha papel importante na composição da renda familiar com a extração de amêndoas e azeite, a coleta de frutas nativas e pimentas e a produção de mel e artesanatos. Na bacia do rio Mearim, a pesca é uma atividade de ampla ocorrência e importância na composição da economia e da alimentação da população, porém, está substancialmente ameaçada pelo assoreamento dos rios e pela sobrepesca.

[pic 1]

  1. Principais usos da água na bacia de drenagem

  1. Características fisiográficas
  1. Objetivo do trabalho

O objetivo desse trabalho foi colher dados históricos e informações específicas sobre a bacia de drenagem do Mearim e plotar gráficos de vazão e precipitação visando o melhor entendimento dos mesmos.

  1. Materiais e Métodos

Materiais: Excel, dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Métodos: Primeiramente, foram baixados os dados de vazão e precipitação da bacia hidrográfica do Mearim no site da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e, já com esses dados no Excel - dos anos de 2001 à 2020 - os mesmos foram simplificados e separados em uma outra planilha. Foram plotados os gráficos de Precipitação Total (mm) e Vazão Média (m³/s), Valores Mínimos de precipitação e vazão, Valores Máximos de precipitação e vazão. Logo em seguida foi plotado um gráfico de dispersão “Precipitação vs

Vazão”.

Como o gráfico de Precipitação Total e Vazão Média tem suas unidades diferentes, sendo a precipitação em milímetros (mm) e a vazão em metros cúbicos por segundo (m³/s), fez-se necessário a presença de um gráfico de combinação, com a utilização de um eixo secundário para a unidade de medida distinta. Logo em seguida foram acrescentadas linhas de tendência tanto para vazão quanto para precipitação.

  1. Resultados e Discussão

Após a separação dos dados de Precipitação Total e Vazão Média foi feito a correla- ção dos dados e obteve-se o gráfico representado na Figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (216.9 Kb)   docx (127.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com