TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Supervisionado

Trabalho Escolar: Relatório De Estágio Supervisionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  1.776 Visualizações

Página 1 de 9

JOSUÉ ALVES RODRIGUES JUNIOR

RELATÓRIO DE ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Açailândia - MA

2014

JOSUÉ ALVES RODRIGUES JUNIOR

RELATÓRIO DE ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Relatório de Estágio Supervisionado submetido ao Curso Técnico em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Açailândia como requisito para obtenção do Grau de Técnico em Automação Industrial.

Orientador: Prof.

Açailândia - MA

2014

JOSUÉ ALVES RODRIGUES JUNIOR

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISSIONADO

Relatório de Estágio Supervisionado submetido ao Curso Técnico em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Açailândia como requisito para obtenção do Grau de Técnico em Automação Industrial.

Aprovado em: _____/____________/______

_________________________________________________________

Professor (Orientador)

IFMA – Campus Açailândia

Açailândia – MA

2014

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO 05

2 – APRESENTAÇÃO DA EMPRESA. 06

2.1 – Histórico 06

2.2 – Visão Futuro 07

2.3 – Missão 08

2.4 – Principais Clientes 08

2.5 – Principais Fornecedores 08

2.6 – Principais Produtos 09

3 – PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES 09

4 – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 10

4.1 – Calibração de equipamentos 11

4.2 – Manutenção de equipamentos 11

4.3 – Operação de equipamentos 12

5 – COMENTÁRIOS E CONCLUSÕES 13

6 – REFERÊNCIAS 14

APÊNDICES 15

ANEXOS 16

1 – INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado na empresa Gusa Nordeste S/A, na área de Automação Industrial. A escolha da empresa se deu em função de ser uma das empresas na sua área de atuação que mais investi no setor de Automação e que dá muitas oportunidades de Estágio Para os formandos em Cursos Técnicos, Por ser uma empresa de um grupo que está em constante crescimento, ela visa sempre a Formação de mão de obra qualificada

O estágio foi realizado no Período de Maio de 2013 a Novembro de 2013, a Carga horária obrigatória era de 360 h. Porém passado esse tempo o supervisor resolveu renovar meu contrato como estagiário e eu aceitei para obter mais conhecimento e ganhar uma experiência na minha área de atuação profissional. Neste relatório apresento dados sobre a empresa, sobre a área de atuação, sua preocupação com normas de segurança que são seguidas rigorosamente dentro dos conformes e as atividades que fui orientado a acompanhar e a executar dentro da área de automação.

A oportunidade do estágio me proporcionou um conhecimento prático na minha profissão e me fez ter uma visão melhor com relação as teorias, além disso tive uma grande interação com grandes profissionais que com suas experiências me proporcionarão uma aprendizagem técnica mais refinada, Também fiz grandes amizades dentro da empresa. Nas considerações finais descrevo minhas avaliações e conclusões quanto às experiências vividas no decorrer do estágio.

2 – APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

2.1 – Histórico

A empresa GUSA NORDESTE S/A em Açailândia surgiu no ano 1990. O Grupo Ferroeste iniciou a implantação, em Açailândia – MA, de uma Usina com capacidade para produzir 125.000 toneladas de ferro-gusa por ano. Em 1993 iniciaram-se as operações da GUSA NORDESTE S/A, com o objetivo de se aproveitar o grande potencial do minério de ferro de Carajás e sua logística, como também as condições privilegiadas do porto em São Luis.

Em 1997, visando aumentar sua produção, a GUSA NORDESTE S/A construiu o segundo alto-forno, elevando sua capacidade de produção para 255.000 toneladas por ano e no ano de 2005, foi construído o terceiro alto-forno, que elevou sua capacidade produtiva para 360.000 toneladas por ano. Grande parte dessa produção é exportada para empresas norte-americanas.

Fonte: http://www.ferroeste.com.br/o-grupo/empresas/gusa-nordeste

Ao longo dos anos a GUSA NORDESTE S/A, comprometida com o meio ambiente, passou a reutilizar todos os resíduos gerados na usina. Em 2006, ela adquiriu uma planta de injeção de carvão pulverizado, aproveitando toda moinha gerada no peneiramento do carvão vegetal e consequentemente reduzindo o consumo de carvão granulado enfornado via topo.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com