TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Supervisionado

Trabalho Universitário: Relatório De Estágio Supervisionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 6

2. ENGWHERE

2.1- Apresentação do EngWhere

O EngWhere Magma é um software de orçamento de obra que trabalha com base em composições de preços unitários e orça, pois, todos os tipos de obras.

Dispõe de cerca de 55.000 composições já lançadas em seus bancos de dados (próprias e de órgãos públicos que as disponibilizam em seus sites) e permite ao usuário lançar suas próprias composições.

O software só irá ser ativado com o pendrive alojado constantemente na porta USB.

O software poderá ser instalado em diversos computadores. No caso da versão Profissional apenas o computador com o pendrive alojado será liberado. Já para a versão Empresa todos os computadores da rede poderão trabalhar simultaneamente.

2.2- Histórico do EngWhere

O EngWhere foi lançado na Internet em 1997, com a proposta de disponibilizar aos engenheiros, arquitetos, tecnólogos e construtoras um software de fácil operação, alta tecnologia e preço acessível.

Constitui-se hoje em uma ferramenta obrigatória por melhorar o desempenho e a vida dos profissionais, e agilizar e descomplicar a rotina dos orçamentos nas empresa.

Pela facilidade de operação é a única opção viável às escolas de engenharia para ensino do orçamento de obra informatizado

2.3- Funcionamento do EngWhere

O EngWhere trabalha com dois bancos de dados independentes: um com as composições de preços e o orçamento propriamente dito (extensão '.mdb') e o outro com a relação de insumos chamado de Armazém Geral, carregado na parte interior do formulário ('.arm'). Ambos estão na (ilustração 01).

Ilustração 1 – Janela principal de um Orçamento

O software é auto-explicativo. Á medida que o usuário achar necessário basta clicar no botão dicas, que está no menu, que aparecerá dicas rápidas e regras de operação do software (ilustração 02). Como também se clicar em F1 (no teclado), abrirá uma janela de ajuda (ilustração 03).

Ilustração 2 - Botão dicas

Ilustração 3 - Aba de Ajuda (F1)

É possível criar os orçamentos com o logotipo da empresa e com o nome da empresa e obra, deixando assim o orçamento personalizado (ilustração 04). E a partir de quando for feitas essas modificações, todos os orçamentos posteriores virão com essa pré configuração. Também é possível imprimir planilhas com sua própria marca d'água modificando essas configurações. Após as edições, clique em Atualizar para salvá-las definitivamente no banco de dados. Não será possível desfazer as alterações após os dados serem atualizados, apenas fazer outras alterações por cima das feitas anteriormente.

Ilustração 4 - Cabeçalho das planilhas

A operação do software se divide em quatro pontos principais: 1º Criar um banco de dados, 2º Criar uma composições de preços, 3º Atualizar os preços e 4º Lançar os quantitativos do projeto. O item 4º, que subentende estar o arquivo padrão concluído e atualizado, faltando 'apenas' lançar os quantitativos, ou seja, o orçamento propriamente dito.

E, de fato, o lançamento dos quantitativos do projeto consiste-se unicamente em preencher a coluna Quant da planilha, ou então a caixa de texto Quant, em cada composição. As planilhas serão geradas instantaneamente.

Para preencher a coluna da planilha use as setas abaixo e acima para se deslocar entre células e, se necessário, digite F12 para atualizar.

Após fazer todo o processo, é aconselhável fazer uma cópia reserva do banco de dados e do armazém, carregue-os na página e simule opções de lançamentos sem receio de perder dados originais (pois essa cópia é justamente para guardar em segurança os arquivos originais). Depois delete os arquivos utilizados na simulação.

Todos os arquivos salvos (como: armazém, insumos, etc.) podem ser editados por dezenas de opções de exportação, inclusive Word (doc e rtf), Excel (diversas versões), texto, HTML, CSV, Lotus, Mail, ODBC, etc.

A planilha pode ser formatada para gerar os cronogramas físico (de barras), financeiro ou de insumos/serviços.

3. VERIFICAÇÃO E CONTROLE DE SERVIÇOS E MATERIAIS

3.1- Verificação e Controle de Materiais

Para ser feita a verificação e inspeção dos materiais, foi feito durante o recebimento de qualquer mercadoria, uma avaliação da qualidade do produto e da embalagem, classificando as mercadorias e as embalagens em: ruim, regular ou bom. Como também foi executado o controle de utilização dos materiais na execução da obra, orientando os colaboradores sobre modo de aplicação para gerar o mínimo possível de desperdício.

3.2- Verificação e Controle de Serviços

A verificação dos serviços foi realizada através das informações passadas pelo Engenheiro Responsável e do Encarregado da Obra sobre os procedimentos adotados pela COENCO, esses procedimentos são realizados através de um “checklist”, onde atualmente este é um documento muito utilizado pelo Engenheiro Responsável para verificar o andamento mensal da obra. Neste documento está todos os serviços que foram, estão sendo ou serão realizados no Condomínio Areia Dourada Club Residence.

O preenchimento do “checklist” se dá com o controle em porcentagem do andamento dos diversos serviços exercidos na obra. Em todos os serviços verificados e acompanhados na execução da obra, sempre o Engenheiro e o Encarregado estiveram supervisionando e auxiliando o estagiário na obra.

Os serviços realizados durante o estágio e que foram acompanhados foram:

3.2.1- Escavação da Fundação

A escavação foi feita com 50 cm de largura e 60 cm de profundidade, além de ter quatro fundações de colunas 0,90 x 0,90 m conforme o projeto para subir as colunas principais nos quatro cantos da casa.

Ilustração 5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com