TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Visita ETA Cubatão

Por:   •  22/10/2018  •  Abstract  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório Visita ETA Cubatão

No dia 09/10 foi realizada a visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Cubatão, que é a maior de Joinville sendo responsável por quase 70% do abastecimento de água da cidade.

A visita deu início na captação da água bruta do Rio Cubatão através de adutoras, o sistema conta com aparatos para reter grandes materiais como galhos de árvore por exemplo. Existem bombas de recalque que conduzem a água Após esta etapa, foi visto o local onde é realizado a floculação, que é um processo em que as partículas sólidas muito pequenas da águas são retiradas através da adição de aditivos químicos, formando flocos que se depositam no fundo do reservatório. Este reservatório é composto de diversos níveis com obstáculos, que alteram a velocidade da água. Esta etapa é onde se inicia o tratamento.

Visitou-se os laboratórios onde é feito o controle de qualidade e distribuição de água para Joinville. Neste laboratório é feito a medição de turbidez, quantidade de cloro, flúor e demais características físicas, químicas e biológicas da água.

A última etapa do processo é a filtração em tanques com camadas de dois metros e meio de areia. Neste tanque também são adicionados cloro, flúor e é feita a correção do pH.

Visitou-se também o tanque de lodo que é o resíduo do processo de tratamento da água. O lodo é um dos maiores desafios da ETA Cubatão pois é gerada altas quantidades por dia, não é reaproveitado e é pago muito caro para se realizar o descarte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com