TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA À ETA BRASÍLIA

Por:   •  28/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 7

                 [pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA

CURSO TÉCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL

COMPONENTE: TRATAMENTO DE ÁGUA

Maria Edileusa Oliveira

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA À ETA BRASÍLIA

Brasília

2014

Maria Edileusa Oliveira

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA À ETA BRASÍLIA

Relatório apresentado à disciplina Tratamento de Água, do Curso Técnico em Controle Ambiental, do Instituto Federal de Brasília – campus Samambaia para obtenção de parte de nota para aprovação na referida disciplina.

Professor da disciplina: Marcely Ferreira Nascimento

Brasília, Novembro, 2014

 

  1. INTRODUÇÃO

O tratamento da água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. Esse processo é realizado em uma Estação de tratamento de Água (ETA) pela Companhia de Saneamento de cada estado, a necessidade de tratamento e os processos exigidos são determinados com base em inspeções sanitárias e nos resultados de analises (físico-quimicas e bacteriológicas) representativas do manancial a ser utilizado como fonte de abastecimento, dependendo das características da água a ser tratada, adota diversos tipos de tratamento que vão desde um tratamento completo (ETA convencional) até tratamento mais simplificado, com cloração e fluoretação apenas.Dentre essas tecnologia temos a flotação que é uma alternativa para o tratamento de águas que apresentam dificuldades de serem tratadas pelo processo de sedimentação, como as águas com partículas de baixa densidade que possuam tendência natural para flutuar, águas ricas em nutrientes, com alta concentração de algas, cor elevada, baixa turbidez e alcalinidade e águas turvas com baixo conteúdo orgânico, que ao serem submetidas ao tratamento químico utilizando produtos normalmente empregados para coagulação, produzem flocos com baixa velocidade de sedimentação.

A flotação remove sólidos em suspensão e, quando em combinação com agentes coagulantes, pode remover nutrientes, principalmente o fósforo, e parcela da matéria orgânica dissolvida.

É utilizado para separar partículas suspensas ou materiais graxos ou oleosos de uma fase líquida. A separação é produzida pela combinação de bolhas de gás, geralmente o ar, com a partícula, resultando num agregado, cuja densidade é menor que a do líquido e portanto, sobe à superfície do mesmo, podendo ser coletada em uma operação de raspagem superficial.

Tipos de flotação:

  • Flotação por ar dissolvido
  • Flotação eletrolítica
  • Flotação por ar dissolvido

Na flotação por ar dissolvido, as bolhas são produzidas pela supersaturação do líquido, com o ar, podendo ser efetuada a vácuo ou a pressão; Na flotação por ar dissolvido por pressurização, ou simplesmente flotação por ar dissolvido (FAD), o ar é injetado na entrada de uma câmara de saturação, enquanto o líquido se encontra sob pressão. No interior dessa câmara ocorre a dissolução de ar na massa líquida pressurizada, sendo, em seguida, o líquido exposto a condições atmosféricas. A redução brusca de pressão provoca o desprendimento do ar na forma de minúsculas bolhas, que aderem às partículas em suspensão, flutuando à superfície.

Este relatório tem a finalidade de apresentar as etapas da tecnologia de flotação por ar dissolvido adotada pela Estação de tratamento ETA-Brasília através do detalhamento da visita técnica.

A visita foi realizada no dia 29 de outubro com inicio às 9h com duração de aproximadamente 3h, a ETA-Brasília esta localizada no SAIN próximo ao Detran-Plano Piloto – Atrás do Palácio do Buriti. A visita foi guiada pelo profissional Sebastião Técnico em Sistema de Saneamento, onde foi possível visualizar as etapas do processo de tratamento e aperfeiçoar o aprendizado do conteúdo ministrado em sala.

2-VISITA TÉCNICA

2.1- DADOS GERAIS

A ETA Brasília foi projetada para tratar uma quantidade de água com vazão de até 2800L/S sendo a segunda maior do Distrito Federal, utiliza a tecnologia de tratamento Flotação com Filtação Direta. Recebe água do lago de Santa Maria e da barragem do Torto ambos localizados dentro do parque Nacional de Brasília e atende a população das áreas: Asa Sul, Asa Norte, Cruzeiro, Sudoeste, Octogonal, Lago Sul, Lago Norte, Paranoá, Itapoã e Jardim Botânico.

Para o processo de tratamento a ETA dispõe de 4 floculadores, 8 flotadores, 24 filtros, 2 baterias de cloro, 3 tanques de armazenamento de coagulante com capacidade de 35mil litros cada e 1 reservatório com capacidade para 60m³ de água.

2.2- DETALHAMENTO DO PROCESSO DE TRATAMENTO

      A água chega a ETA-Brasilia  através de 2 adultoras de 1000mm de diâmetro e percorre 9KM até a caixa de entrada da estação, a água coletada possui características de substâncias húmicas dissolvidas, essa característica é devido a grande quantidade de algas presentes no manancial de onde a água é captada esclarece o técnico Sebastião; Por esse motivo foi adotado a tecnologia Flotação que é a mais indicada para tratamento de águas que contêm partículas de dimensionamentos muito pequenos difíceis de serem removidos pelo processo de decantação utilizado na tecnologia convencional.

As etapas de tratamento da tecnologia Flotação são:

  • Coagulação
  • Floculação
  • Flotação
  • Filtração
  • Desinfecção
  • Fluoretação

2.2.1- COAGULAÇÃO

O processo do tratamento da água é iniciado com a adição de cal Virgem dosado, esse procedimento é importante para a correção do pH ideal que deve ser entre 6,4 a 6,8 para garantir a formação de flocos, a água passa pelas calha parshall e vai para a unidade de mistura rápida onde recebe um agente coagulante que são produtos químicos líquido que ficam armazenados nos tanques coagulantes e são liberados no processo na quantidade necessária, os mais utilizados são  Sulfato de Alumínio ou Cloreto Férrico; A adição de coagulante facilita a desestabilização das partículas presentes na água fazendo com que elas se aglomerem facilitando a formação de flocos na  etapa de floculação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (150.9 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com