TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Visita Técnica ETA

Por:   •  11/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Curso Bacharelado em Engenharia Civil

Disciplina: Hidráulica

Docente: Prof.º Eng. Mauri Queiroz de Menezes Junior

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

ETA- ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DO MUNICÍPIO DE CÁCERES -MT

(ÀGUAS DO PANTANAL)

Discente: José Carlos Alves Martins

6º Semestre do Curso de Engenharia Civil

Cáceres -MT

Outubro de 2018

O presente relatório, visa descrever a visita técnica realizada pelos acadêmicos da Turma A e Turma B do Curso de Engenharia Civil do 6º Semestre, da Faculdade do Pantanal - FAPAN, supervisionados pelo Professor Engenheiro Civil Mauri Queiroz, e também com a participação do Professor Engenheiro Sanitarista e Ambiental Lucio Vasques.

Na data de 20/10/2018 (sábado) às 8horas da manhã, todos se reuniram na frente da Faculdade do Pantanal, com destino a visitar a captação de água e Estação de Tratamento de água - ETA do Município de Cáceres - MT.

Inicialmente os acadêmicos se dirigiram juntamente com os professores até a captação de água, localizada no município de Cáceres - MT, instalada as margens do Rio Paraguai.

A captação da água bruta do Rio Paraguai, se dá através de bombeamento por bombas interligadas a uma adutora. As bombas ficam instaladas sobre uma espécie de tablado em estrutura metálica flutuante, travada por meio de cabos de aço e suspensa por bóias metálicas.

A captação é feita de forma que, se uma bomba vier a apresentar defeito mecânico ou qualquer outra falha, ativa-se a segunda bomba de maneira que não seja interrompida a captação de água para a ETA.

No local da captação, foi explicado sobre o processo de transporte da água até a ETA, os métodos utilizados para se escolher esse tipo de captação, bem como, as características dos elementos primordiais para se implantar esse sistema.

Na oportunidade o professor Mauri fez uma breve explicação sobre os conceitos teóricos vistos em sala de aula, correlacionando-os com os equipamentos vistos ali in loco. Falou sobre o conteúdo estudado na disciplina de Hidráulica, como vazão, altura piezométrica, perdas de carga etc.

Posteriormente a visita à captação, todos se dirigiram até a ETA, localizada na Rua dos Operários, centro de Cáceres -MT, distante aproximadamente 800 metros da captação de água.

Já na Estação de Tratamento de água - ETA,  a Engenheira Giovana, juntamente com os técnicos operacionais da ETA, explicaram como se dá o processo de tratamento, desde a chegada da água bruta vinda da captação, até a fase de armazenamento nos reservatórios e a distribuição à população.

Explicaram que, as bombas com capacidade de bombeamento de aproximadamente 1.200 m³ por minuto, bombeiam a água bruta até a estação, e a água passa por  3 (três) ETA,s sendo, uma de alvenaria e concreto armado, e outras 2 (duas) construídas em estruturas metálicas.

Foram explicados cada passo do processo da retirada dos resíduos da água, desde a captação até a decantação, floculação, filtração e armazenamento para a distribuição da água. Os tipos de componentes químicos utilizados em cada etapa, como, sulfato de alumínio, flúor, e o cloro que de forma bastante interessante, é extraído através de um equipamento adquirido recentemente. Esse equipamento, promove a trituração do sal grosso semelhante ao sal bovino, e daí se extrai o cloro que é utilizado na desinfecção da água após a filtragem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com