TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório visita técnica - ETA Cubatão

Por:   •  19/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  1.671 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL

SANEAMENTO BÁSICO I

RELATÓRIO TÉCNICO

DANILO DA SILVA SAIBRO    R.A: 106443

PROFESSOR: JOÃO GUEDES NETO

SANTOS, 2015


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        DADOS GERAIS        1

3.        OBJETIVO        2

4.    A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE CUBATÃO................................ 2

       4.1    Estrutura física...........................................................................................  2

       4.2    Etapas do tratamento.................................................................................  3

5.    SUGESTÕES....................................................................................................... 4

6.    CONCLUSÃO....................................................................................................... 4

ANEXOS...................................................................................................................... 5


  1. INTRODUÇÃO

A água é um recurso natural essencial como meio de vida de várias espécies vegetais e animais. Cada atividade humana exige um requisito próprio de qualidade para consumo de água. Além do consumo, a água recebe, dilui e transporta esgotos domésticos, efluentes industriais e resíduos de atividades rurais e urbanas. Devido isso, há necessidade do manejo adequado dos recursos hídricos, de forma compatível com os seus diversos usos, garantindo a água na qualidade e quantidade desejáveis. Este é um dos grandes desafios da humanidade, saber aproveitar os recursos hídricos, de uma maneira consciente, que assegure seu uso, hoje e sempre.

É importante que a água fornecida para o abastecimento da população esteja em condições adequadas para consumo. Para que isso seja possível, é necessário que a água passe por um processo de tratamento em Estações de Tratamento de Água. A ETA é composta por um sistema de unidades que tornarão a água potável, propícias ao consumo e aceitação da população e dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Basicamente, uma ETA realiza os seguintes processos: captação, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação, ajuste de ph, reservação e distribuição.

As unidades de tratamento devem realizar um rigoroso controle de qualidade, observado os padrões físico-químicos e microbiológicos presentes na Portaria n° 2.914/2011 que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

  1. DADOS GERAIS

Data:

Visita realizada no sábado dia 05 de setembro de 2015 das 12:00hrs às 14:30hrs.

Profissionais Responsáveis/Técnicos:

Encarregado Silas Carvalho, Técnico Renato Pimentel da Silva e Genivaldo Brandão.

Professor Responsável:

João Guedes Neto.

Curso:

Engenharia Civil

Disciplina:

Saneamento Básico I

  1. OBJETIVO

O objetivo principal da visita foi verificar e aplicar todo o conhecimento adquirido em sala de aula na disciplina de Saneamento Básico, tendo como foco conhecer a estrutura da estação, as unidades que a integram e os processos de produção da água que abastece a região. Além disso, observar como são realizadas as análises físico-químicas e bacteriológicas, bem como o controle de qualidade.

  1. A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE CUBATÃO

4.1 Estrutura física

[pic 2]

4.2 Etapas do Tratamento

[pic 3]

A água bruta é captada do rio Rio Cubatão e da Usina Henry Borden. A água passa pela caixa de areia, que tem como objetivo reter os grãos e partículas de solo carregados pela água, efetuando a limpeza e evitando que os mesmos causem danos. A água passa por grades que retêm material orgânico.

Na sequência a água segue para tanques onde é realizado a coagulação, ou seja, aglomeram-se as partículas apresentadas na água, aumentando o peso e volume, permitindo a ação da gravidade. A água recebe a adição de reagentes químicos, como o cloreto férrico, que irão favorecer a floculação das partículas de sujeira que se aglomeram para decantarem em seguida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (962.5 Kb)   docx (859.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com