TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio

Por:   •  30/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

Coordenação de Engenharia Ambiental

Relatório de Estágio Supervisionado

Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE)

Aluno(a): Breno Pontes De Oliveira Supervisor: Dannylo Wane Souza da Rocha Orientador Acadeˆmico: Juliana Delgado Tinoco

Ceará-Mirim, RN, 24 de Fevereiro de 2022.

Sumario

Resumo

3

1        Ambiente de Estágio

1

1.1 Historia Caracterização da Empresa………………………………………………

1

1.2 Setor Técnico….......................................................................................................

1

2        Atividades Desenvolvidas

3

2.1        Cronograma e Metodologia… … … … … … … … … . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3

2.2        Tecnologias Adotadas …………………………………………………………...

4

2.3        Projetos … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … … .

5

2.3.1 Projeto de readequação de rede na comunidade de Sítio…………………………….

5

  1. Novo Projeto de Abastecimento da Cidade de Ceará-Mirim/RN…………………………....
  2. Projeto de Abastecimento da Cidade de Ceará-Mirim/RN-Antigo…………………...

5

5

3        Concluso˜es

6

Comenta´rios do Supervisor do Esta´gio na Empresa

7

Comenta´rios do Orientador do Esta´gio na UFRN

8

Referencias

9

Resumo

O presente relatório tem a finalidade de descrever o período de estágio realizado na empresa Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade de Ceará-Mirim/RN entre Dezembro de 2021 e Fevereiro de 2022. Dentre as principais atividades desenvolvidas, destaca-se o acompanhamento de perfurações de poços pela região da cidade, acompanhamentos de obras de extensão de rede, criação de projetos para a adequação do sistema de abastecimento de água, além do acompanhamento de obras de saneamento. No processo de desenvolvimento, varias habilidades adquiri- das ao longo da jornada académica foram postas a` prova, como, por exemplo, o dimensionamento de bombas e cálculos de vazão necessária para atender algumas demandas. Alem disso, novos conhecimentos foram agregados pela convivênciaem um ambiente que esta totalmente ligado com o curso de engenharia ambiental.

  1. Ambiente de Esta´gio

  1. Histo´ria e Caracterizac¸a˜o da Empresa

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Ceará-Mirim foi criado como entidade autárquica municipal no dia 23 de fevereiro de 1968, através da Lei nº 628, aprovada pela Câmara Municipal dos vereadores da época e sancionada pelo então prefeito Adérson Eloy de Almeida.

A Autarquia tem como finalidade principal exercer em todo o município a captação, tratamento e distribuição de água canalizada, além de operações dos serviços de esgotos sanitários. Buscando proporcionar um atendimento com qualidade a seus usuários, bem como a valorização dos servidores que atuam diariamente para servir a população cearamirinense.

A sede administrativa do SAAE de Ceará-Mirim fica localizada no centro da cidade (Av. General João Varela, nº 1071), o que facilita o acesso para a população dos quatro cantos do município.

A captação principal fica as margens da lagoa de Extremoz, composta por 10 (dez) poços distribuídos em duas aduções (A1 e A2). A água extraída abastece o reservatório pulmão e pela adutora, através de bomba 175cv, é destinada até o reservatório na sede do município onde é feito o tratamento e desinfecção da água, após isso é fornecida para os usuários da cidade baixa e cidade alta.

Atualmente temos também mais 67 (sessenta e sete) poços que são responsáveis por complementar o abastecimento nos setores urbanos, pelo abastecimento de loteamentos, conjuntos e grande parte dos distritos do município.

  1. Setor Técnico

Em virtude da quantidade considerável de clientes aos quais a autarquia presta serviço, diversas são as demandas diariamente atendidas por diversos setores da empresa. O setor o qual o estagiário foi direcionado foi o técnico, este conta com uma equipe de 8 pessoas, responsáveis por resolver demandas direcionadas a problemas de falta de água, a problemas da rede de saneamento e além disso, criação de projetos para uma melhor distribuição de água, levando um serviço cada vez melhor a população da cidade. Este setor é um dos melhores a se trabalhar, pois nele podemos ter contato diretamente com as práticas, além disso todos os colaboradores, passaram vastos conhecimentos tanto

da hidráulica quanto de diversas outras áreas, o que ajudou bastante no entendimento de alguns conceitos.

  1. Atividades Desenvolvidas

Como citado anteriormente, as atividades realizadas diariamente, eram no intuito de resolver demandas, ou seja, problemas os quais a equipe precisava sempre buscar a melhor saída. Estas iam desde a criação de formulários para solicitação de materiais, atualização de planilhas de preços de materiais que seriam utilizados em determinados projetos, ate a execução de alguns destes. Além disso, era pedido ao estagiário que acompanhasse algumas demandas, como por exemplo a perfuração de novos poços, para uma melhor captação, execução de alguns projetos e acompanhamento de obras de saneamento como por exemplo limpeza de rede ou de algumas das estações de tratamento de esgoto. Outro serviço que foi colocado a prova foi a de auxiliar aos engenheiros do setor técnico a criação de um novo projeto de abastecimento, que vem desde a captação ate o destino final da água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (42.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com