TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de atividade prática I - Pêndulo Simples

Por:   •  2/10/2020  •  Resenha  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE SALVADOR

ESCOLA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

FELIPE BENTO ACCIOLY – 144191050

LEONARDO MELO MATOS – 020151299

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA I – PÊNDULO SIMPLES

SALVADOR

2020

É possível observar, na natureza, diversos fenômenos que apresentam, como característica fundamental, a periodicidade. O nascer e o pôr do sol que está associado ao movimento de rotação da terra, a translação da terra em torno do sol, as estações do ano, tudo isso apresenta um tempo definido (teoricamente) para seu início e finalização de seus respectivos ciclos. São eventos muito importantes para medir o tempo.

Com o experimento realizado através dos laboratórios virtuais disponibilizados pela Universidade, o objetivo era validar os estudos das oscilações harmônicas através de um pêndulo simples e compreender mais profundamente suas inter-relações, como a influência do comprimento do fio e do peso do corpo de prova no período das oscilações e a aceleração da gravidade estabelecida no meio (considera-se neste ensaio uma aproximação desses valores por falta de precisão na medição dos dados).

Durante a atividade, foi solicitada a coleta de dados dos tempos de 10 oscilações estabelecendo alguns parâmetros base para a leitura como o comprimento do fio, o peso do corpo de prova e o ângulo inicial. Foram feitas algumas alterações nesses parâmetros e, através de um gráfico gerado pela aplicação, foi possível averiguar os impactos delas sob os dados coletados.

Ao fim, foi possível validar os conceitos teóricos para o experimento, determinando que o peso dos corpos de prova não influenciava no período das oscilações, e que a alteração dessas dependia exclusivamente do comprimento do fio em cada um dos testes realizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com