TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de final de curso - Edificações

Por:   •  24/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal de Juiz de Fora

Colégio Técnico Universitário

Coordenação de Construção Civil

Exercício orientado em Edificações pela Prefeitura de Juiz de Fora

Nome: Clarissa Dias de Souza

Escola: Colégio Técnico Universitário

Curso: Edificações

Objetivo do Estágio: Participação nos Projetos Cad-Rede desenvolvido pela GDC-System com o acompanhamento da Prefeitura de Juiz de Fora e, Projeto Cad-Lote.

Período: Maio/2003 a Setembro/2003

Duração em horas: 830

Empresa: Prefeitura Municipal de Juiz de Fora

Diretoria: Diretoria de Planejamento e Gestão Estratégica (DPGE)

Departamento: Departamento de Planejamento e Informação (DPI)

Endereço: Avenida Brasil n° 2001 - centro

ÍNDICE:

  1. 1 - Introdução

2 - Atividades desenvolvidas

              2.1- Atividades de campo

              2.2- Atividades na Prefeitura

3 - Conclusões

4 - Fichas de avaliações

5 - Anexos

  1. 1- Introdução

        A Prefeitura de Juiz de Fora realiza no seu dia-a-dia, vários tipos de obras e serviços, como, por exemplo, edificações, obras viárias e de saneamento, obras de infra – estrutura, enfim, uma série de empreendimentos que visam melhorar a qualidade de vida da população.

Em maio de 2003 a Prefeitura, visando cumprir a Lei 10124 que lhe permite a cobrança do uso do solo, sub-solo e espaço aéreo do município por parte das concessionárias, abriu seleção de estagiários com o objetivo de participarem no levantamento de campo e posterior cadastramentos dos dados com o orientação de empresa de consultoria, para a execução do cadastramento e com o acompanhamento do Departamento de Planejamento e Informação da Prefeitura de Juiz de Fora.

 

2- Atividades desenvolvidas

Trabalho desenvolvido em duas etapas uma em campo e de escritório.

2.1- Atividades de campo:

A Prefeitura junto com a empresa responsável pelo programa realizaram uma reunião onde visava a explicação do projeto, introdução do serviço, seleção dos estagiários, para iniciar o treinamento dos mesmos.

O treinamento teve um período de duração de quatro dias onde foram passadas orientações sobre segurança, comportamento a ser utilizado nas atividades de campo, identificação das redes a serem cadastradas (redes: energia, telefonia, tv a cabo). No período inicial do trabalho em campo as atividades foram acompanhadas pela GDC-System (empresa consultora) onde foram observadas, pelas equipes de estagiários participantes, a capacidade de se orientarem pelo mapa fornecido, como identificar as redes e como fazer seu cadastramento.

Para tal atividade foram selecionados 28 estagiários que formariam grupos de no máximo dois integrantes, para realizarem as atividades de campo, o qual foi realizado na área urbana  e de expansão urbana de Juiz de Fora e teve a duração de 4h diárias durante o período da tarde (no caso da equipe ao qual participei).

Nos foi fornecido para a realização do trabalho os seguintes materiais: pranchetas, trena, mapas para localização das redes, uma tabela formulada pela empresa para cadastramento das redes (a tabela se encontra no anexo) além de transporte para ida ao local indicado e o retorno à Prefeitura após o término da jornada.

As redes eram cadastradas poste a poste, onde eram feitas medidas e anotadas nas tabelas e estas medidas eram fechadas quadra a quadra para minimizar erros.

Juiz de Fora foi dividido por bairros em vários mapas e cada grupo recebia um mapa no qual constava o nome de ruas, arruamento, nome dos bairros, hidrografia e áreas de preservação (o exemplo do mapa se encontra no anexo). O grupo teve que averiguar toda a área, cadastrando toda as redes existentes no mapa.

Durante todo o estágio houve companheirismo entre as equipes, equipes atrasadas eram ajudadas pelas que estavam mais adiantadas. Este acompanhamento de desempenho era feito semanalmente por uma tabela que mostrava o índice de desenvolvimento (rendimento) de cada equipe (um dos gráficos de desempenho se encontra no anexo).

2.2- Atividades na Prefeitura:

Antes do término do trabalho de campo algumas equipes foram remanejadas para lançamento das informações coletadas em campo em software específico desenvolvido pela empresa consultora

As atividades eram realizadas nas instalações da Prefeitura, especificamente no Departamento de Planejamento e Informação (DPI) vinculado à Diretoria de Planejamento e Gestão Estratégica (DPGE), sob a supervisão da empresa consultora e acompanhamento da Prefeitura de Juiz de Fora.

Com o término deste lançamento encerrou-se também a participação dos estagiários no trabalho em desenvolvimento da empresa consultora.

Entretanto, foi proposto outro tipo de atividade, agora com orientação e acompanhamento exclusivo da Prefeitura de Juiz de Fora. Iniciamos a participação no projeto Cad-Lote desenvolvido pelo Departamento de Planejamento e Informação, com o objetivo de vetorizar os loteamentos aprovados pela prefeitura e que estão em pranchas de papel.

A metodologia adotada foi:

Escaneadar as pranchas e enquadrar nas bases digitais da Prefeitura (Mapa Urbano Básico), em escala e georreferenciada com o uso do software AutoCAD.

Posteriormente, com definições padrão, era feito a vetorização destas imagens, usando o recurso do traçado de polinhas, linhas contínuas que identificam uma região fechada (exemplo, o traçado de um lote).  O meu trabalho era a vetorização destes loteamentos.

As atividades no AutoCAD eram repetitivas e sem muito dinamismo contrarias as atividades de campo.

Toda atividade era monitorada pelo engenheiro Fabrício Loures e qualquer dificuldade apresentada era sanada pelo mesmo, que apresentou muita paciência e atenção com os estagiários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com