TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de química reações químicas

Por:   •  1/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASI

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL

Aula Prática 6

ESTUDO DAS REAÇÕES QUÍMICAS

RAUL DA ROCHA FREIRE VIANA

Engenharia Civil – 1º período

Volta Redonda, 2018


SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO................................................................................................

3

2 – OBJETIVO......................................................................................................

4

3 – MATERIAIS E MÉTODOS ..............................................................................

5

3.1 – MATERIAIS................................................................................................

5

3.2 – MÉTODOS.................................................................................................

5

4 – RESULTADOS E DISCUSSÃO ......................................................................

7

5 – CONCLUSÃO.................................................................................................

9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................................

10


1. INTRODUÇÃO

  As substâncias podem combinar-se com outras transformando-se em novas substâncias. Para estas transformações damos o nome de Reações Químicas. Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos.

Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial (reagentes). Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e, em seguida, restabelecidas de outra maneira. Como essas ligações podem ser muito fortes, geralmente é necessária energia na forma de calor para iniciar a reação.
A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (produtos), diferentes das originais (reagentes). Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos visíveis que confirmam a ocorrência da reação. Dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc.
Em certas situações, os reagentes se encontram com impurezas e as reações químicas não acontecem com aproveitamento total porque não ocorrem somente nos laboratórios, mas em toda a parte e a todo o momento. Oxidação e redução são exemplos desses tipos de reações que ocorrem em nosso dia a dia.

Quando dois reagentes são misturados e eles não se encontram em proporções iguais, um deles será consumido totalmente enquanto o outro poderá deixar certa quantidade sem reagir. O reagente que teve seu aproveitamento total é chamado de reagente limitante e o outro será o reagente em excesso.

Uma reação muito importante na química é a reação de neutralização entre um ácido e uma base. Esta reação ocorre facilmente e é exotérmica, liberando muito calor do sistema. Os produtos desta reação é o sal correspondente ao ácido envolvido e água.

As reações químicas são transformações que envolvem alterações, quebra e/ou formação, nas ligações entre partículas (átomos, moléculas ou íons) da matéria, resultando na formação de nova substância com propriedades diferentes da anterior. Algumas evidências da ocorrência de uma reação química são mudança de cor, evolução de calor ou luz, formação de uma substância volátil, formação de um gás, entre outros. As reações químicas são representadas por equações.

Um aspecto importante sobre uma reação química é a conservação da massa e o número de espécies químicas microscópicas (átomos e íons) presentes antes e depois da ocorrência da reação. Essas leis de conservação se manifestam microscopicamente sob a forma das leis de Lavoisier, do mestre Proust e de Dalton. De fato, essas leis, no modelo atômico de Dalton, se justificariam pelas leis de conservação acima explicitadas e pelo fato de os átomos apresentarem valências bem definidas. Ao conjunto das características e relações quantitativas dos números de espécies químicas presente numa reação dá-se o nome de estequiometria.

2. OBJETIVO

 

Conhecer os diferentes mecanismos das reações químicas de síntese, deslocamento, dupla troca e óxido-redução.


3. MATERIAIS E MÉTODOS

   Aula prática foi realizada no dia 21 de novembro de 2018 no laboratório de química no campus VR.

3.1 – Materiais

  Becker de 50ml, pipeta graduada de 5ml, pera de sucção, capela, balança analítica de precisão, espátula metálica, solução 10% de cloreto férrico, solução 10% de cloreto de bário, solução 10% de cloreto de zinco, solução 10% de ácido sulfúrico, solução 10% de ácido clorídrico, solução 10% de hidróxido de sódio, solução 10% de hidróxido de potássio e magnésio em escamas.

3.2 – Métodos

Experimento 1: Com auxílio de uma pipeta graduada de 5ml e pera de sucção, mediu-se 5ml de solução 10% de cloreto férrico (FeCl3) e dispos em becker vazio de 50 ml. Em seguida, com auxílio de uma pipeta graduada de 5ml e pera de sucção, mediu-se 5ml de solução 10% de hidróxido de sódio (NaOH) e adicionou ao becker contendo a solução de cloreto férrico.

Experimento 2: Com auxílio de uma pipeta graduada de 5ml e pera de sucção, mediu-se 5ml de solução 10% de cloreto de bário (BaCl2) e dispos em becker vazio de 50 ml. Em seguida, com auxílio de uma pipeta graduada de 5ml e pera de sucção, mediu-se 5ml de solução 10% de ácido sulfúrico (H2SO4) e foi adicionado ao becker contendo a solução de cloreto de bário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (217.7 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com