TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: CRISE ECOLÓGICA, CRISE CAPITALISTA, CRISE DE CIVILIZAÇÃO: A alternativa ecossocialista

Por:   •  4/5/2021  •  Resenha  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA: CRISE ECOLÓGICA, CRISE CAPITALISTA, CRISE DE CIVILIZAÇÃO: A alternativa ecossocialista

Michael Löwy

Inicialmente o autor destaca que a atual crise econômica é sem dúvida a mais grave desde de 1929, mostrando os seus malefícios e as consequências indubitáveis de um sistema capitalista de produção.

Os modelos de governo de direita, ou “centro-esquerda”, se mostram insuficientes de encontrar uma solução para o colapso, e insistem em defender privatizações , cortes de recursos em áreas de extrema importância tais como saúde e educação e mais uma série de “atrocidades” que acabam gerando como resultado agravamento da crise , intensificação da recessão e aumento da dívida. O autor diz ser uma ilusão acreditar – assim como muito marxistas , que se trata da “crise final do capitalismo”, pois a história não nos engana, o capitalismo sempre encontrou medidas para sair de uma crise. A primeira guerra mundial foi um conflito gerado pelo interesse de exploração e domínio que os países mais poderosos tinham sob os menores, pessoas morreram para que o capitalismo pudesse continuar vivendo.

A crise ecológica também não é capaz de levar o capitalismo ao seu fim, mesmo que acabe recursos como petróleo e outras fontes naturais, o sistema irá continuar com a exploração, mesmo que a própria vida humana se encontre ameaçada.

Assim, ele inicia um paralelo com a crise ecológica afirmando que ambas partem de uma mesma origem, um sistema que é capaz de transformar tudo em mercadoria e que o ritmo dos esgotamentos dos recursos e a exploração exacerbada impede de pensarmos sequer em um futuro a longo prazo. Entre os infinitos processos destrutivos que vivenciamos, o de mudança climática e o que traz o maior mal pela expansão das consequências ao redor do mundo. Nessa perspectiva o autor defende uma visão contrária da que na maioria das vezes é mostrada pela mídia. Tudo isso não resulta do excesso de população, como dizem alguns, nem da tecnologia em si, abstratamente, ou tampouco da má vontade do gênero humano. Trata-se de algo muito concreto: das consequências do processo de acumulação do capital, não sendo portanto má vontade das multinacionais mas da lógica perversa que detrás o capitalismo. As soluções apresentadas pelo mundo se baseiam na seguinte regra: aceitem as regras do jogo capitalista e se adaptam às regras do mercado. Toda as conferências realizadas nos últimos anos tendem a mesma resposta: a incapacidade – ou da falta de interesse – das potências capitalistas em/para enfrentar o dramático desafio do aquecimento global. A alternativa seria portanto uma proposta cem por cento radical: o ecossocialismo, uma convergência entre a reflexão ecológica e a reflexão socialista, a reflexão marxista. Basicamente, o autor defende que o movimento em primeiro lugar, crítica à ecologia não socialista, à ecologia capitalista ou reformista, que considera possível reformar o capitalismo, atingir um capitalismo mais verde, mais respeitoso ao meio ambiente. Trata-se da crítica e da busca de superação dessa ecologia reformista, limitada, que não aceita a perspectiva socialista, que não se relaciona com o processo da luta de classes, que não coloca a questão da propriedade dos meios de produção. Em termos simples bastaria mudar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com