TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Gestão de Equipes de Alto Desempenho: Abordagens e Discussões

Por:   •  25/4/2021  •  Resenha  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

O presente estudo nos mostra que o trabalho em equipe tem sido amplamente analisado sob diferentes perspectivas. No começo de sua constituição até os conflitos gerados nas decorrências das organizações. Com isso a equipe de trabalho é identificada pelos pesquisadores com um certo valor fundamental para o desempenho das organizações. Assim as organizações que operam constantemente coordenando os trabalhos em equipe para um melhor avanço e execução dos objetivos, desempenham-se em apresentar melhores resultados.

Em uma pesquisa realizada sobre as bases da aprendizagem do trabalho de equipe eficaz, identificaram três relevantes fatores de impacto no desempenho das equipes: a aprendizagem em equipe, estados motivacionais e os comportamentos da equipe, DeChurch e Mesmer-Magnus (2010). Em relação á aprendizagem, há uma maior fluidez para superar desafios e alcançar resultados positivos porque acontecem trocas entre os integrantes da equipe com conhecimentos e habilidades diferentes, (HINSZ TINDALE; VOLLRATH 1997). As equipes podem ser persuadidas por fatores internos e externos, podendo ser esses os mesmos que promoveriam o desenvolvimento em direção ao alto desempenho.

Com isso a equipe de alto desempenho é relativa ao desenvolvimento interno da equipe e da influência mútua com seus limites externos. Nesta aparência ecológica, o elevado desempenho da equipe de trabalho deve ser abrangido por meio da relação de viabilidade entre os processos internos e o ambiente externo, viabilidade esta entendida também como a satisfação dos membros numa perspectiva futura de ininterrupção desta equipe. Perante o divulgado, as equipes devem ser capazes de conhecer e ajustar as disfunções para que seja possível estabelecer uma relação de confiança, conflito construtivo, comprometimento, responsabilidade e foco nos resultados. Aos líderes compete o direcionamento de ações para fortalecer a cooperação e a comunicação na equipe.

Nos estudos das áreas de psicologia e administração estudiosos realizam pesquisas em laboratório e no campo, dentro das organizações, para identificar características das equipes, pontos importantes, foco de atuação e métodos ou técnicas de trabalho a serem utilizadas. Com a abordagem da psicologia, as pessoas em uma equipe interagem para a troca de informações e tomada de decisões rotineiras. No primeiro estágio se menciona à formação do grupo, é o momento inicial no qual os membros estão se conhecendo e por isso são criadas alianças temporárias. No segundo estágio, de tormenta ou turbulência, é o mais difícil para a equipe, pois os integrantes começam a perceber que a tarefa é diferente, e em geral mais difícil. Assim, as emoções surgem mais intensas e aparecem os primeiros conflitos. No terceiro estágio trata da normalização ou estabilização, que é caracterizado pelo momento que a equipe começa a trabalhar junta e as metas são cooperativas. Há uma redução de conflito e tensão, gerando um sentimento de alívio e harmonia. A realização ou atuação é o quarto e último estágio de desenvolvimento da equipe. A equipe é agora uma unidade eficaz e coesa. A equipe já define seu relacionamento e expectativas. Existe um amplo compartilhamento de experiências, ideias e sentimentos.

Como na abordagem da psicologia, quanto na abordagem da administração ou na visão das consultorias de mercado, o desenvolvimento das equipes é fator fundamental para a ininterrupção das organizações. As abordagens se distinguem principalmente pelo foco de atuação, técnicas e metodologias utilizadas. O foco das equipes para a psicologia é o desenvolvimento interpessoal. Para a administração o foco está na organização da forma de trabalho e avaliação do desempenho. Para as consultorias de mercado o foco é o desenvolvimento dos líderes e a melhoria dos resultados da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (30.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com