TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Avaliação de Desempenho

Por:   •  5/5/2015  •  Resenha  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  2.671 Visualizações

Página 1 de 3

ARTIGO CIENTIFI CO

GESTÃO DE PESSOAS

Tema:

“A importância da verificação do desempenho e da produtividade, empregabilidade e excelência”

Acadêmica:

        Com o avanço da globalização, as organizações cada vez mais se deparam com um mercado altamente competitivo onde as mudanças acontecem constantemente, é imprescindível para as organizações acompanharem este ritmo, caso contrário não conseguirão se manter no mercado por muito tempo. Devido a forte concorrência entre as empresas, consumidores altamente exigentes, as organizações buscam cada vez mais a excelência em seus produtos e serviços a fim de satisfazer seus clientes.

        Com este cenário, cada vez mais as empresas necessitam de novas tecnologias e ferramentas adequadas aos seus processos. Além disso, as organizações estão investindo no capital intelectual dos seus colaboradores, pois nota-se que as pessoas fazem as empresas alcançarem seus objetivos. Neste contexto, ganham destaque os fatores relacionados às pessoas, fatores de desempenho e desenvolvimento do capital humano.  

        Nos últimos anos as habilidades, aptidões, talentos e experiências dos funcionários estão se tornando cada vez mais aliados a gestão estratégica da empresa. Desse modo, a pergunta para as empresas é como se deve tratar as pessoas dentro da organização? Como seus esforços devem ser reconhecidos e recompensados? Isto são perguntas que devem ser trabalhadas pelo setor de Recursos Humanos, cuja tarefa consiste em identificar e avaliar o desempenho de seus colaboradores.

        Medir e avaliar o desempenho nas organizações é uma ferramenta relativamente nova, ainda pouco utilizada pelos gestores de Recursos Humanos. Tem como objetivo, promover o reconhecimento humano dentro da empresa, propor melhorias as pontos negativos encontrados e desenvolvimento do colaborador para melhoria contínua.

        O objetivo da avaliação de desempenho é não somente avaliar o indivíduo dentro de sua função, além disso, educar, desenvolver, treinar e avalia o desempenho dos indivíduos. das políticas, diretrizes e todos esforços em torno da captação e desenvolvimento de competências.

        O sucesso das organizações depende do desempenho dos seus funcionários e gestores. Partindo deste principio, é importante observar o desempenho dos colaboradores a motivá-los ao alcance de suas metas.

        Para que se tenha uma empresa organizada, é preciso ter um programa de avaliação de desempenho que possa formar promoções, aumento de salários, admissões, necessidade de treinamentos e até mesmo demissões.

        Através da avaliação de desempenho o funcionário consegue ter um feed back do seu líder de como está seu rendimento no trabalho, e o que precisa ser melhorado..

        É responsabilidade das organizações o desenvolvimento de ações  que despertem a motivação nos indivíduos dentro das empresas, traçando suas metas e objetivos com total transparência, contribuindo desta forma para o alcance do sucesso esperado. O clima organizacional refere-se ao nível de satisfação de cada colaborador dentro da empresa, é o ambiente em que os colaboradores desenvolvem suas tarefas. O clima organizacional em uma empresa pode ser considerado alto e baixo, dependendo da motivação entre os colaboradores. Pode ser considerado alto quando há níveis elevados de satisfação e baixo, quando há frustrações ou conflitos entre os funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com