TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA - UMA NOTA SOBRE O PROCESSO DE EQUIPE

Por:   •  30/3/2020  •  Resenha  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM LIDERANÇA E COACHING

Resenha Crítica de Caso

Trabalho da disciplina Liderança para equipes

                                                Tutor: Prof. Maria Cecilia Trannin

2019

RESENHA CRÍTICA: UMA NOTA SOBRE O PROCESSO DE EQUIPE

Referência:

Uma Nota Sobre o Processo de Equipe. Harvard Business School, Outubro de 2011.

Atualmente o trabalho em equipe é extremamente importante, principalmente para tarefas mais complexas. Pesquisas mostram que o trabalho em equipe gera melhores resultados. O objetivo deste texto é facilitar o trabalho em equipe.

Com muita dedicação um grupo pode tornar-se em uma equipe de alto desempenho. Observar e diagnosticar é essencial para compreender o comportamento de uma equipe. Primeiramente é preciso se concentrar em 4 aspectos, sendo eles: Tomada de decisões, participação, influência e conflito.

Em um processo de tomada de decisões é preciso explorar o problema, coletar dados, analisar o grau de importância e o prazo para ser resolvido. Feito isso é necessário gerar possíveis soluções e aperfeiçoá-las. Por fim vamos implementar a solução com a participação de todos.

A participação é o processo mais fácil de se observar, tipicamente pessoas com posição social mais alta, com mais conhecimento ou pessoas mais falantes tendem a participar mais. Pesquisas mostram que as ideias mencionadas com mais frequência tendem a ser adotadas pelo grupo. Quanto mais pessoas participando, maior será o comprometimento do grupo.

A influência assim como a participação, geralmente é questão de status. Uma pessoa influente faz com que todos do grupo a escutem atentamente e também tem menos probabilidade de ser interrompida ou desafiada por outros.

A capacidade de passar por conflitos construtivos é vital para uma equipe tornar-se altamente produtiva. Se conflitos forem um problema, provavelmente poucos pontos de vistas serão ouvidos.

Não existe uma maneira certa de trabalhar em equipe, para começar é necessário construir a equipe, selecionar as pessoas se preocupando com o contexto em que a equipe trabalha e evitar a formação de grupos separados dentro desta equipe. Estima-se que de 5 a 10 pessoas é o tamanho ideal para uma equipe ser dedicada. Os membros devem estar motivados, as metas das equipes devem estar muito bem definidas para depois desenvolver um bom método de trabalho. Em equipes de sucesso, cada membro faz sua parte justa e contribui de forma concreta para o produto do trabalho coletivo.

Defina metas, em uma pesquisa realizada foi descoberto que um grupo sem um desafio de desempenho importante em comum, não se desenvolvem a ponto de se transformar em equipes.

É necessário desenvolver um método de trabalho em que todos concordam e definir o papel de cada um. Em equipes de sucesso cada membro faz a sua parte para contribuir com o trabalho coletivo. Depois de criar estruturas básica, os membros devem realizar o trabalho que designaram para si próprios.

Os membros de uma equipe eficaz devem sempre refletir sobre o seu processo e se necessário, realizar mudanças. No final de um trabalho, é necessário realizar uma avaliação rigorosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (44.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com