TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA ANALISE DE IMPACTO AMBIENTAL

Por:   •  5/3/2020  •  Artigo  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  907 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO

Resenha Crítica

VIKTOR LIMA SILVA

Trabalho da disciplina:

Avaliação de Impactos Ambientais

Tutor: Prof. Ricardo Finotti Leite

                

Petrolina

2020

Resenha Crítica:

IDENTIFICAÇÃO, MAPEAMENTO E MONITORAMENTO DO IMPACTO EM ORGANIZAÇÕES HÍBRIDAS.

Referências:

Diane Holt & David Littlewood, (1 de Novembro de 2015). Identificação, Mapeamento e Monitoramento do Impacto em Organizações Híbridas. California Management Review Vol. 57, Nº 3.

Introdução:

Em mundo mundializado com várias mudanças ocorrendo de forma rápida e constante as organizações são obrigadas a buscar novos métodos para desenvolver projetos cada vez mais inovadores em busca de um diferencial competitivo, pois sabem que as oportunidades não podem passar, e o risco de uma iminente derrota está sempre presente no mundo coorporativo e uma boa ideia posta no papel, utilizando as ferramentas certas para gerenciar o negócio pode trazer anos de prosperidade, pois se trata de uma organização de negócios com fins de lucrativos. Existem também organizações que o modelo de negócio e sem Fins Lucrativos onde o lucro não é o objetivo principal da instituição.

Segundo o artigo (Holt & Littlewood, 2015), às organizações híbridas existem em todos os negócios e podem ser micro ou de pequena a média, e estão localizadas em países desenvolvidos ou em desenvolvimento, e abarca tanto o modelo de negócio com Fins Lucrativos e Sem fins Lucrativos, uma de suas características e de grande relevância para o planeta é adoção de uma ética de negócio orientada para missão associada com o objetivo social ou ambiental, dando primazia a essa missão em relação ao retorno econômico.

Como o objetivo delas é a missão ambiental ou social, elas “sacrificam” os retornos financeiros tangíveis ou reinvestem seus lucros (totalmente ou grande parte deles), a fim maximizar a criação do valor social ou ambiental menos tangível. Tais organizações movem-se além da atividade tradicional da responsabilidade social corporativa.

De acordo com o artigo, as organizações híbridas buscam mapear, monitorar de forma qualitativa, identificar os impactos através de suas análises e enfrentar os diversos desafios sociais, ambientais e econômicos em diferentes aspectos de suas atividades contribuídos de forma relevante com a construção de indicadores.

As organizações híbridas pode ter uma dessas características: O foco de uma missão social ou ambiental; A geração de renda em virtude de negócios relacionados com a missão; Estruturas de governança participativa com envolvimento ativo das partes interessadas e relacionamentos baseados em resultados mútuos de benefício e de sustentabilidade; Distribuição de lucro limitada com lucros ou superável reinvestidos em causas sociais; Soluções inovadoras ligadas à criação de um modelo de negócio ou uma atividade comercial; Características fundamentais que podem até alterar as estratégias e planejamentos de uma organização. A compreensão do impacto gerado por organizações híbridas é de grande importância para o foco nas diversas áreas de atividades e suas esferas sociais, ambientais e econômicas e na própria mudança do cenário corporativo, trazendo o entendimento dos pontos positivos e negativos na criação de valores, no desenvolvimento sustentável e fatos ambientais de grande relevância para próprio cenário internacional, sem contar que grandes investimentos atualmente, geram um grande valor em imagem da organização, uma valorização de grandes proporções, principalmente em projetos que geram impactos no desenvolvimento sustentável, na preservação do meio ambiente, no combate da desigualdade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (42.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com