TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica: A Mudança no Ambiente dos Negócios

Por:   •  10/10/2016  •  Resenha  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica - A Mudança no Ambiente dos Negócios

        

O texto mostra como as organizações têm tentado mudar sua forma de se organizar perante a sociedade, diferentemente de algumas décadas atrás. Pois, as transformações ocorridas na sociedade de caráter social, político, econômico e tecnológico, têm feito muitas organizações refletirem sobre as mudanças em seus ambientes dos negócios.

Ainda existe um longo caminho a ser percorrido, pois há muitas organizações que ainda não entenderam que seus mercados estão sempre mudando, assim como as exigências dos clientes, que atualmente têm mais informação e, assim, sempre maiores expectativas em relação aos produtos e serviços ofertados no mercado.

Atividades como telecomunicação, transporte, saúde, entre outros, vêm mudando com o advento da globalização, que é impulsionada pela tecnologia, e é percebível o quanto estas atividades se desenvolveram ao longo dos anos.

Pode-se afirmar que as mudanças são tão rápidas que as organizações que conseguem mudar e se adaptar diante os novos cenários, têm transformado isso em vantagem competitiva frente as demais organizações.

Entretanto, surge a necessidade de verificar como as organizações estabelecem sua forma de se relacionar com o meio ambiente e com seus públicos. Os negócios estão desenvolvendo suas atividades lucrativas, com seus propósitos definidos, mas que são impactantes para o meio ambiente e para a sociedade como um todo.

Atualmente, há uma parcela da sociedade mais consciente, que tem preocupações referente à qualidade dos produtos, defesa do consumidor e, principalmente, à causa ambiental e animal, entre outros, que estão disseminando aos menos informados o conceito e a prática de um consumo consciente, que valoriza a responsabilidade socioambiental das empresas. Há também os meios de comunicação que apresentam informações relevantes, assim como, uma legislação cada vez mais exigente às questões ambientais e à sustentabilidade.

Assim, as organizações sentem-se pressionadas e preocupadas a terem que atingir e comprovar que estão desempenhando suas atividades com controle dos impactos ao meio ambiente, respeitando os limites, e ao mesmo tempo cumprindo os desejos de uma sociedade cada vez mais exigente.

A tendência das empresas que praticam um desempenho socioambiental será um diferencial no mercado, além de terem seus custos diminuídos, fato que elevará sua competitividade.

Mas, para que as organizações sejam socialmente responsáveis é necessário adotar uma postura de forma permanente, que tenha coerência entre o discurso e a prática. A começar pela visão, missão e valores, onde os colaboradores estejam em sintonia com essas declarações.

As empresas devem promover um ambiente que os colaboradores compreendam o papel da organização e o quanto ela é importante para a comunidade onde ela está inserida. Afinal, a responsabilidade social é um fator importante para as empresas se manterem sustentáveis, e que começa dentro da própria organização.

Assim, as organizações devem assumir valores éticos, respeitar os funcionários proporcionando seu bem-estar, e se comprometer com a comunidade, preservando os recursos ambientais e culturais em que está inserida, e devolvendo à sociedade de forma sustentável os recursos utilizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com