TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto: O Processo de aprendizagem na escola

Por:   •  21/4/2018  •  Resenha  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha do texto “o processo de aprendizagem na escola.” de José Carlos libâneo.

A principal função do professor é o ensino das matérias escolares, onde deve ocorrer uma interação entre professor e aluno, o papel do professor é passar os conteúdos através de métodos e formas de organização tendo como objetivo a assimilação do aluno, ou seja, a sua aprendizagem.

A atividade de ensinar é constantemente interpretada como algo a ser passado, o professor falar os alunos gravam , respondem exercícios feitos e prontos. Bem comum nas escolas isso é chamado de ensino tradicional, porém esse tipo de ensino é bem pobre e limitado.

O estilo “decoreba” subestima a capacidade dos alunos de desenvolver suas habilidades mentais e o seu potencial de assimilação e aprendizagem, este tipo de ensino também acaba ficando muito amarrado ao livro didático, o livro é uma ferramenta de auxilio ao professor não um manual a ser seguido, é importante tornar o ensino pratico fazer links da matéria ensinada com a vida cotidiana do aluno, para que o mesmo possa compreender melhor e saber usar o que é ensinado em aula no seu dia a dia.

Este tipo de ensino também não prepara o aluno para as matérias novas, uma vez que ele só “decora” ele não compreende e terá dificuldade em avançar no conteúdo novo a ser ensinado, a transmissão sem assimilação não é benéfico para os alunos, este tipo de ensino mascara as dificuldades sendo assim o professor muitas vezes não consegue identificar uma possível dificuldade do aluno na aprendizagem, o ensino tradicional é preso a sala de aula, não leva em consideração o meio ao qual tanto o aluno quanto o professor estão inseridos, sendo que o ensino busca resultados para a vida em geral.

O ensino é um processo continuo caracterizado pela transformação e desenvolvimento da capacidade intelectual do aluno, segue um direcionamento que leva em consideração as características do aluno, como idade nível de conhecimento e etc. Sendo ele intencional e sistematizado, cabendo assim ao professor o seu planejamento para a melhor assimilação dos conteúdos para o aluno e seu desenvolvimento intelectual o fazer pensar por si, aprender.

Existem dois tipos de aprendizagem, a casual e a organizada, a casual é a espontânea natural a que agregamos com a nossa vida com o dia a dia, com o convívio com as pessoas, esta começa ao nascer e continua ate o fim da vida, e a organizada que tem por finalidade especifica aprender determinados conhecimentos, habilidades normas de convivência social. Embora ocorra em vários lugares, a escola é o lugar que possui a estrutura especifica para esta tarefa do ensino. Um exemplo de aprendizagem organizada é uma aula de geografia onde os alunos aprendem a localizar os estados no mapa e aprendem sobre o “fuso horário” adquirindo assim conhecimento e habilidade. E importante ressaltar que as crianças aprendem também independentemente do ensino, no processo de ensino estabelecemos objetivos, mais a assimilação deles é conseqüência da atividade mental dos alunos, a influência do professor é muito importante para as crianças, uma vez que não se pode transferir o conhecimento de uma cabeça para a outra e sim quando elas mobilizam suas atividades físicas e mentais, é o que se pode chamar de assimilação ativa.

Assimilação ativa ou apropriação de conhecimentos e habilidades são o processo de percepção, compreensão, reflexão e aplicação, os fatores internos e externos também influenciam a aprendizagem que é desenvolvida pelo intelecto, motivação e atitude do próprio aluno através do auxilio do professor.

Os tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com