TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Do Filme Surplus

Exames: Resenha Crítica Do Filme Surplus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 4

“O filme Surplus produzido por Erik Gandini faz uma crítica ao consumismo e ao grande problema social e econômico criado pela sociedade capitalista, faz uma comparação a países pobres e países ricos”. Podemos ver no filme alguns exemplos desse consumismo, como o do jovem Sueco milionário que gasta seu dinheiro de maneira inconsequente embora não lhe falte nada material, emocionalmente ele se encontra num grande vazio. Como podemos ver em Cuba o consumismo não existe, lá todo o dinheiro gasto é de maneira calculada e igualada ao país todo, quando uma jovem cubana se encontra numa cidade na qual onde o consumismo é óbvio ela se deslumbra ao poder comer o que quiser, da maneira que quiser, quando quiser e quantas vezes quiser, além do fato da comida (os tais fast food), ela fica encantada por ter uma variedade imensa de canais e poder troca-los enquanto se alimenta. Esses fatores se tornam despercebidos nos dias de hoje, pois esses costumes já fazem parte do nosso dia-a-dia, o consumismo em si faz parte, todos os dias acabamos consumindo algo, seja ele um objeto desnecessário, desde até um alimento, para a jovem cubana o consumismo é uma maneira de felicidade na qual ela não conhecia, porque seu conjunto de ideias e crenças são contrários ao consumismo atual. E como muitos da sociedade, digamos grande parte dela em geral taxa como “comprar é o grande significado da felicidade”.

A televisão e todo o meio midiático são usados de maneira que induza o consumismo, utilizando de propagandas para que o telespectador compre cada vez mais, fazendo com que o capitalismo cresça mais todos os dias. No filme fica claro a alienação e robotização da sociedade, na qual a mídia afeta diretamente, ou seja, com a grande quantidade de informações passadas todos os dias, todas as horas, minutos e até mesmo segundos acaba gerando tal indução para o consumo, seja de alimentos fast food, ou seja, de objetos quaisquer. Uma cena que chamou grande atenção creio eu, foi a que fica obvia que o próprio ser humano cria coisas para substitui-lo a qualquer momento, nesse caso no mercado do sexo, sendo considerado como uma inovação foi criado bonecos feitos de silicones, copias de seres humanos para satisfazer prazer, desde o masculino, no caso sendo o mais “comum”, tendo conhecimento desde tempos pelas bonecas infláveis, porém agora também havendo bonecos para satisfazer mulheres, a diferença nesse caso das bonecas infláveis para os bonecos de silicones é a tal “realidade”, e o preço, no caso dessa inovação pode-se escolher desde a cor dos olhos até a proporção do corpo que se deseja para seu boneco, sendo assim fazendo o preço ser bem mais alto que o comum. Ajudando mais ainda no capitalismo.

Surplus chega nos deixar desconfortáveis, nos tirando da zona de conforto e nos fazendo pensar nas cenas e falas mixadas fixando-as em nossa mente, fazendo ver a globalização de uma maneira geral, e faz ver o quanto o mundo capitalista vem crescendo. A maneira com que a padronização dos produtos que serão vendidos ocorre, demonstra o quão alienados se encontramos hoje, demonstra também não somente no caso dos produtos, mais também a maneira com que meros segundos de uma propaganda geram um desejo incontrolado de várias pessoas pelo mesmo produto ali demonstrado, deixando clara a manipulação da consciência da massa social, sendo assim atingindo até mesmo a cultura, deixando-a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com