TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre o filme Germinal

Resenha: Resenha sobre o filme Germinal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Resenha  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  1.280 Visualizações

Página 1 de 2

Este post se direciona para os alunos do 3 ano do ensino médio , afinal neste momento estamos pensando a questão da cidadania moderna , que definimos como um processo ainda em curso de luta dos diferentes grupos sociais para garantia e manutenção de direitos .Se é luta , há conflitos , e o filme Germinal que indico aos interessados mostra muito bem a luta dos trabalhadores por melhores condições de vida , ou seja , direitos sociais.

Germinal é um filme de 1993 , dirigido por Claude Berri , e baseado no livro de mesmo título de Émile Zola .Narra a história de trabalhadores de uma mina de carvão na França que diante da situação de pauperismo e exploração na qual estavam submetidos resolvem se engajar e lutar por melhores condições atráves do dispositivo da greve , inspirados em grande medida pelas idéias socialistas e anarquistas .

Amplamente considerada a obra máxima de Émile Zola, Germinal (1885) elevou a estética e a descrição naturalistas a um novo patamar de realismo e crueza. O romance é minucioso ao descrever as condições de vida subumanas de uma comunidade de trabalhadores de uma mina de carvão na França. Após ter contato com idéias socialistas que circulavam pela classe operária européia, os mineradores retratados na obra revoltam-se contra a opressão e organizam uma greve geral, exigindo condições de vida e trabalho mais favoráveis. A manifestação é reprimida e neutralizada, entretanto permanece viva a esperança de luta e conquista.

Para compor Germinal, o autor passou dois meses trabalhando como mineiro na extração de carvão. Viveu com os mineiros, comeu e bebeu nas mesmas tavernas para se familiarizar com o meio. Sentiu na carne o trabalho sacrificado, a dificuldade em empurrar um vagonete cheio de carvão, o problema do calor e a umidade dentro da mina, o trabalho insano que era necessário para escavar o carvão, a promiscuidade das moradias, o baixo salário e a fome. Além do mais, acompanhou de perto a greve dos mineiros.(extraído da http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Zola )

Para saber mais :

Resenha sobre o filme .

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=54.

http://www.liderfilmeseseriesdublados.com/baixar/germinal-legendado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com