TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Caso

Por:   •  11/3/2020  •  Resenha  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso

Tatiane Cristina Paiva

Trabalho da disciplina Prevenção e contr. de riscos em máqs., eqps., e ins.                                                  

Tutor: Prof. Mauro César Cantarino Gil

Minas Gerais

2020

A IMPORTÂNCIA DA NR-12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E

EQUIPAMENTOS

Referência:

JUNIOR, Averaldo A.  C; SOUZA, Mikael M; SANTOS, Leon D.R A importância da NR-12 Segurança no Trabalho em Máquinas e   Equipamentos. Centro Universitário do Norte – UNINORTE

O artigo tem como objetivo mostrar a importância da segurança em máquinas e equipamentos, conforme disposto na Norma Regulamentadora nº 12. Através de uma pesquisa qualitativa e exploratória o autor traz a análise detalhada da norma citada, utilizando para desenvolvimento do processo a técnica de estudo de caso, onde as informações apresentadas foram coletadas através de entrevistas realizadas no SENAI com a finalidade de demonstrar o desenvolvimento e a execução da norma NR12 na instituição.

A NR 12, propõe medidas prevencionistas de segurança e higiene do trabalho dentro dos processos que envolve qualquer intervenção em máquinas e/ou equipamentos, a fim de, garantir a proteção contra os acidentes. A NR 12 não faz distinção entre maquinário novo ou usado e parte do princípio de que toda máquina é suscetível a falhas e por isso todas necessitam ser projetadas e desenvolvidas objetivando a segurança do trabalhador ou do estudante.

No artigo os autores apontam a falta de preparo por parte do mercado, em atender os requisitos dispostos na referida Norma para proporcionar um ambiental ideal para todos os tipos de intervenções em máquinas e equipamentos e relatam que esse tipo de atividade é considerado de alto potencial para a ocorrência de acidentes dentro do processo de produção industrial.

Visto que cada processo industrial possuí um cenário único, a análise e levantamento de riscos para as atividades com máquinas e equipamentos devem ser realizadas de acordo com a realidade de cada empresa e ambiente ao seu redor, a fim de, elaborar um plano de segurança real as condições existentes. É responsabilidade do empregador garantir a implantação das medidas de proteção citadas na legislação e o empregado é responsável por obedecer às normas.

Segundo os autores no processo de adequação de máquinas e equipamentos à NR 12, o primeiro passo é descrever de forma detalhada todas as máquinas e equipamentos em planta baixa, e atualizadas, para facilitar a análise. Posteriormente, a análise de risco deverá ser elaborado pelo engenheiro habilitado, onde deverão ser compreendidos cada risco que uma máquina ou equipamento pode oferecer, a categoria de risco e se existem e quais providências com relação à prevenção de acidentes e proteção devem ser tomadas, além de identificar quais partes e componentes estão mais propensos a causar danos, e possibilidades de eliminar os perigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com