TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Caso

Por:   •  22/1/2021  •  Resenha  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso

Fernando Frare Sanfelici

Trabalho da disciplina Ergonomia

                                                                     Tutor: Prof. (que atua no fórum)

Catanduva

2021

A ERA DIGITAL

Referência:

(King, Mariana. Ergonomia Digital DELETE DE 2019). Disponível em: http://artecult.com/livro-ergonomia-digital-e-entrevista-mariana-king/. Acesso em: 22/01/2021.

INTRODUÇÃO

Na situação atual, é visível que a tecnologia está cada vez mais inserida no cotidiano dos seres humanos. Ela se aplica tanto para atividades corriqueiras do dia a dia, assim como para entretenimento e também para atividades profissionais, cientificas e educacionais. Marco, gerente de uma empresa de aplicativos educacionais adverte que a tecnologia deve ser usada com cuidado. O uso racional é bom podendo-se dizer necessário nos dias atuais, no entanto há de saber limitar pois a vida digital em excesso pode levar uma desconexão com a vida analógica.

DESENVOLVIMENTO 

Pesquisas da Universidade de Stanford mostram, as pessoas que lidam com diversas fontes de conteúdo não prestam atenção, memorizam ou administram suas tarefas tão bem quanto aqueles que focam em uma coisa de cada vez. uso excessivo da tecnologia pode trazer mais malefícios do que benefícios. E engana-se quem pensa que o risco é apenas a perda da produtividade. Os resultados de estudos recentes, mostram que o excesso das redes sociais pode impactar negativamente a saúde mental, principalmente, dos jovens.

Estudos apontam cinco formas em que o excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental: Dependência; Depressão; Baixa Auto Estima; Estresse e Ansiedade.

Pesquisadores também apontam que a mera presença de um telefone faz as pessoas serem menos produtivas e menos confiantes.

 Existem alguns princípios comportamentais para desligar-se do uso de aparelhos digitais. Primeiro, verifique todos os modos de comunicação eletrônica, então  

desligue tudo e silencie seu telefone durante 15 minutos. Repita o processo ate se sentir confortável em aumentar seu tempo fora das redes por uma hora ou mais.

Segundo, considere um intervalo a cada hora e meia. E por fim, mantenha a tecnologia fora do seu quarto quando for dormir, uma vez que o uso de aparelhos que emitem uma luz azul de LED é prejudicial ao seu sono.

CONCLUSÃO

O uso dos computadores tabletes e celulares requer atenção para duas áreas de extrema importância: os olhos e o pescoço. Normalmente as primeiras queixas do uso abusivo das tecnologias estão relacionadas com os olhos. A chamada “Síndrome de Visão do Computador” pode ocorrer após duas horas consecutivas de exposição prolongada frente aos displays destes produtos e também agravadas pelas posturas corporais indevidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com