TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Plataforma Para Criação E Utilização De Conteúdos Multimídia Educacionais

Artigo: Resenha - Plataforma Para Criação E Utilização De Conteúdos Multimídia Educacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha – Plataforma para Criação e Utilização de Conteúdos Multimídia Educacionais

Rio Tinto, 05 de dezembro de 2013

Plataforma para Criação e Utilização de Conteúdos Multimídia Educacionais

Fundamentados na necessidade de acompanhar o desenvolvimento tecnológico e aproveitar os recursos informáticos disponíveis nas escolas, os pesquisadores desenvolveram uma plataforma de elaboração, distribuição e controle de conteúdo multimídia para o seu público alvo: disseminadores do conhecimento e receptores desse conhecimento, relação professor-aluno.

Apoderando-se do objetivo de melhor relacionar as duas partes na construção do aprendizado e que este torne-se um modo que seja complementar as práticas adotadas em sala de aula, a plataforma consiste, nas palavras dos autores em “[...] três módulos principais: o Módulo Gestor que permite um gerenciamento de alunos e de turmas e o controle de atividades a serem realizadas, o Módulo Criador que é uma ferramenta de autoria desenvolvida utilizando o Framework Adobe Flex e possibilita criar conteúdos multimídia e o Módulo Executor que oferece uma interface para acesso aos conteúdos educacionais criados na plataforma.”

Segundo os autores, a ferramenta é complementar a metodologia praticada pelos professores em sala de aula. Visa integrar o conteúdo que é exposto de forma didática e rudimentar as novas práticas de ensino, que tem como base o uso de tecnologia para o melhor aproveitamento da atenção do aluno pelas informações que caminham pelo fluxo da relação professor aluno na construção do conhecimento. Sendo assim, não é uma substituição da metodologia já adotada em sala de aula, mas sim uma complementação, o que beneficia aos antigos educadores que possuem certa adversidade à essas novas práticas, e que aos poucos vão sendo capacitados e inseridos nessa nova realidade de ensino.

Tendo autores que são referências no estudo de inserção de conteúdo multimídia nas práticas educacionais, Balestro (2004) e Dias (1994) dão suporte teórico e metodológico para a necessidade da criação da plataforma.

Os autores justificam o desenvolvimento do software com a análise de outros software que visam alguns aspectos em comum com o desenvolvido. Buscando suprir os pontos que os demais softwares “concorrentes” (não são concorrentes em termos de mercado, mas em proporcionar a mesma funcionalidade). Esses pontos que podem ser incrementados para obter-se um software capaz de realizar múltiplas funções para diversos tipos de usuários foram captados com análise desses 6 softwares concorrentes.

O resultado da análise, segundo os autores, é que não havia nenhum software capaz de proporcionar no mesmo ambiente a criação de conteúdo multimídia, gerenciar alunos e turmas e a possibilidade do acesso por parte dos alunos.

Um fato que merece ressalva no artigo referenciado para esta resenha é a ausência de uma nomenclatura que defina o software de maneira geral. E não é exposto o motivo pelo qual cada módulo (Gestor, Criador e Executador) é tratado de maneira independente. Comparado aos demais softwares da mesma linha de pesquisa, todos tem um nome e os módulos são parte integral dessa nomenclatura abrangente.

Nota-se que a plataforma surgiu diante de uma necessidade de auxiliar os professores na transmissão do conhecimento. Mas ela é embasada em autores que defendem a necessidade dessas tecnologias sendo aplicadas em sala de aula e fora dela e no levantamento do que já é ofertado por outras plataformas e buscando trazer o maior e as melhores ferramentas para disponibilização aos usuários.

Partindo da criação do módulo Criador, é possível notar que a preocupação dos pesquisadores é em dar suporte aos professores, para que estes possam criar o material a sua maneira. E que esta possa auxiliar o processo da aprendizagem. Medida obtida após a pesquisa bibliográfica que notou-se a escassez de programas que permitem a criação de conteúdos diversificados. O módulo Gestor veio logo em seguida e finalizando com o Executor.

Desenvolvida com tecnologias que são referências no conteúdo multimídia, primeiramente elaborada para a web e posteriormente atualizada também para a versão Desktop, Adobe Flash, ASP.NET, Microsoft Visual Studio 2008 Express, para persistência de dados Microsoft SQL Server 2008 Express, FluorineFX.

Nas palavras dos autores, a plataforma consiste em apenas 3 módulos que já foram explicitados, mas de forma geral: “[...] Módulo Criador: é uma ferramenta de autoria, focada nos conceitos de usabilidade e simplicidade de criação de conteúdos multimídia educacionais; [...] Módulo Gestor: permite administrar o ambiente educacional onde a plataforma é aplicada, através das funções de gestão de alunos, turmas, professores, aulas e conteúdos criados;[...] Módulo Executor: é uma ferramenta para executar os conteúdos integrados na plataforma e seguindo configurações previamente estabelecidas pelo professor.

De maneira satisfatória a plataforma atingiu os objetivos propostos de trazer para a realidade das escolas, e porque não afirmar para a academia, a criação de conteúdos e gerenciamento desses de forma prática e simples. Os objetivos futuros traçados pela equipe não fogem do alcance de realização, visto que pretende-se apenas incrementar novas funções, dentre essas funções, levar para um servidor online e assim poder oferecê-la como um serviço de maior alcance.

...

Baixar como  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »