TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha

Monografias: Resenha. Pesquise 812.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2012  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  1.412 Visualizações

Página 1 de 4

MARCONE, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Ciência e conhecimento

Cientifico. In. ______________ Fundamento de metodologia cientifica. 7. Ed.

São Paulo: Atlas, 2010, p.57 – 63.

Marina de Andrade Marcone é Graduada em História, pedagogia Estudos Sociais e Educação Artística. É doutora em Ciências (Antropologia) pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social de franca nos cursos de História e Serviço Sociais. É autora do livro Metodologia cientifica para o curso de direito e coautora de Antropologia: uma introdução, Metodologia cientifica, Metodologia do trabalho cientifico, Sociologia geral Garimpos e garimpeiros, Folclore I, II e III.

Eva Maria Lakatos era graduada em Administração de Empresas e Jornalismo e pós-graduada em Ciências Sociais. Mestre e doutora em Ciências, Doutora em Filosofia (Metodologia Cientifica) e livre-docente em Sociologia pela Escola de Sociologia e Politica de São Paulo, onde foi vice-diretora. Foi professora de Sociologia e Metodologia Cientifica em graduação e pós-graduação dessa mesma instituição. Autora de Introdução á sociologia e Sociologia da administração e coautora de Metodologia cientifica, Metodologia do trabalho cientifico, Sociologia geral e Técnicas de pesquisa, publicados pela Atlas.

Relata que o conhecimento científico trás as diferenças entre os diversos tipos de conhecimento. Aborda dois tipos de conhecimento: conhecimento popular (sensu comum) e conhecimento científico.

O sensu comum é o tipo de conhecimento transmitido de geração em geração, baseado na imitação e na educação informal. Um exemplo é da época da antiguidade, um camponês sabe o momento certo da semeadura, a época da colheita, a necessidade da utilização de adubos as, providencias a serem tomadas para a defesa das plantações de ervas daninhas e pragas e o tipo de solo adequado para diferentes culturas.

O conhecimento científico que os autores comentam no texto, é fundamentado em uma série de dados comprovados cientificamente, obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos. Este tipo de conhecimento tem-se mais base de comprovação nos dias de hoje, pois os estudos se iniciaram há algum tempo atrás e hoje são utilizados de forma coesa e coerente, a pesar da separação metodológica entre os tipos de conhecimento popular filosófico, religioso e cientifico, no processo de apreensão da realidade do objeto, o sujeito pode penetrar nas diversas áreas: ao estudar o homem, por exemplo, pode-se tirar uma série de conclusões sobre sua atuação na sociedade, baseada no sensu comum ou na experiência cotidiana; por sua vez, estas formas de conhecimentos podem coexistir na mesma pessoa: um cientista, voltado as estudo da física, pode ser crente praticamente de determinada religião, em muitos aspectos de sua vida cotidiana. A classificação e divisão da ciência é a complexidade do universo e a diversidade do fenômeno que nele se manifestam aliada a necessidade o homem de estudá-los para poder entendê-los e explica-los levaram ao surgimento de diversos ramos de estudo e ciências específicas.

O conhecimento religioso é um conhecimento sistemático do mundo com origens, significados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com