TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha "QUASE O PIOR CENÁRIO": O INCÊNDIO NO TÚNEL DE BALTIMORE EM 2001

Por:   •  2/5/2020  •  Resenha  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  1.373 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso

Nome do aluno: Eduardo Tadeu dos Santos Felix

201909138291

Trabalho da disciplina Administração aplicada

à Engenharia de Segurança do trabalho.

                                                 Tutor: Prof. Carlos Alberto Martins Ferreira

Sorocaba - SP

2020

"QUASE O PIOR CENÁRIO": O INCÊNDIO NO TÚNEL DE BALTIMORE  EM 2001  

Referência: SCOTT, Esther.  “Quase o pior cenário":  O  incêndio  no  túnel  de   Baltimore  e m  2001  (A).   Kennedy School of Government da  Universidade de Harvard, Fevereiro de 2020.  

O estudo descreve o incêndio ocorrido em 18 de julho de 2001. Frequentemente acionados por falsos alarmes no túnel sob a Rua Howard, e convocados para prestação de atendimentos no local devido à confusão de informações das pessoas locais devido a fumaça de óleo diesel os bombeiros foram acionados mais uma vez, porém, desta vez não se tratava de um equívoco, e sim de um trem de carga da empresa CSX Corporation que descarrilhou e entrou em chamas no interior do túnel abaixo de uma das principais vias da cidade. O incidente ocorreu em horário de grande fluxo, e a rua possuía vários edifícios, comércios, locais turísticos, empresas, hospitais, o estádio de beisebol, entre outros prédios onde residiam centenas de pessoas. Por ter sido desativado para circulação de pessoas em 1961, poucas pessoas sabiam da existência do túnel, e muito menos do risco existente uma vez que vários fatores não foram contemplados com relação a segurança. O trem  descarrilhado transportava  produtos  químicos,  e  substâncias   que  nas  condições apresentadas,  podiam  explodir, ou gerar gases tóxicos tornando  a  situação  ainda  mais  caóticas. Quando a situação parecia estar esclarecida, rompeu-se um dos principais dutos de água da cidade, localizado acima do túnel, inundando os prédios em volta, e ameaçando à estrutura da estrada.  Os desafios existentes envolveriam não só as agências da cidade, mas também estatais, federais, e empresas privadas, testando a capacidade do trabalho em grupo, durante as condições emergenciais. A situação piorou, quando no plano emergencial da cidade, não incluída procedimentos a serem tomados ou quem assumiria o comando de um incidente envolvendo explosões ou produtos químicos, abrangia somente hipóteses envolvendo  passageiros.  Além disso, no plano de emergência elaborado em 1987, não constava sequer a existência do túnel.

No caso estudado, ficou evidente a vulnerabilidade a qual todos os envolvidos na atuação no incidente estavam expostos, visto que no túnel não foram contemplados saídas de emergência, ou aberturas de ventilação. É notório que assim como este caso, diversos projetos e construções antigas ainda em operação e utilização estão com seus planos de emergência defasados. Com isso, podemos ressaltar a importância da atualização da analise de riscos, mesmo que a probabilidade da ocorrência seja praticamente nula, não devemos descartar as hipóteses de acidentes, os planos que devem ser revisados e atualizados periodicamente, devido à expansão das cidades. Em um cenário de emergência uma boa administração de trabalho, aumenta a qualidade e eficácia na resolução de problemas. Uma descrição de comando delegando autoridade aos responsáveis é importante para casos onde há diversas frentes de apoio. Um plano emergencial abrangente, com todas as informações determinações de autoridades responsáveis, facilita a gestão de pessoal capacitado e preparado diminuindo o tempo de resposta para incidentes sejam eles de baixas ou grandes proporções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com