TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Cesar Coll - TIC

Trabalho Escolar: Resenha Sobre Cesar Coll - TIC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 2

A pesquisa de Cesar Coll e Carles Monero sobre a Psicologia da Educação Virtual é clara e de extrema importância, as TICs exercem sobre os alunos e o mundo grande influência. A aprendizagem se torna possível com ambientes virtuais de ensino que são acessíveis a estudantes e docentes.

As influencias que as TICs provovam, resultam e ressaltam questões psicológicas de aprendizado e tecnologia, entre sociedade, docentes e discentes. As TICs serão um novo paradigma, pois faz refletir e repensar as práticas educacionais e sócias. Atualmente estas TICs tem causado um novo desenvolvimento na aprendizagem.

Com as TICs, á uma facilidade nas pesquisas feitas através da internet. Esta facilidade não é sinônimo de clareza e qualidade de informação, tornando o professor essencial neste intercambio.

Os professores devem oferecem ambientes de estudos e pesquisas agradáveis e acessíveis para a utilização das TICs. Para que isso aconteça é preciso capacidade para manusear e utilizar as ferramentas tecnológicas. Tais como: youtube, google, facebook, e-mail, etc. Professores devem encaminhar aos alunos utilização correta de tais ferramentas.

Através das TICs, os alunos se desenvolvem cognitivamente e socialmente. Surge então neste âmbito os termos: “infopobres” (pouco acesso à tecnologia- informática, por baixa renda.) e “inforicos” (acesso as tecnologias mais avançadas). Estes acessos estão associados as questões financeiras e capacitação dos docentes. Estes termos devem sair do contexto “consumo” para o “dedicação”, á “pesquisa”.

Os ambiente virtuais (AVA) são uma realidade entre professores e alunos, é preciso aprimorar competências e habilidades complementares diferente daqueles que não utilizam as TICs, capacidade comunicacional digital, de escrita, produção e competência para buscar e selecionar estas informações neste ambiente digital.

A tecnologia deve ser incorporada no currículo escolar. Os professores devem ser capacitados para que possam fazer um trabalho inovador para e com os alunos, podendo assim usar todo potencial dessas tecnologias. Acreditamos que é preciso avançar com os professores que já atuam na área educacional, promovendo ampliação dos seus conhecimentos. Não é uma situação de pensamentos negativos dos professores, mas de dificuldades na utilização desses recursos e ferramentas na educação, com fins pedagógicos.

Os professores são parte de grande importância nesta transição do saber para o fazer. Estas ferramentas já são de grande interesse pelos alunos, quando falado sobre videogame. Proporcionar aos alunos jogos educacionais é envolver jogos alegres e que façam parte do seu dia a dia. Fazendo com que os mesmos tenham maior motivação e interesse no aprendizado. Exemplo de jogos: Jogos de colorir (ensinar as cores), musicais (aprende notas musicais e algumas sílabas – Dó, Ré, Mi, Fá) jogos de memória, jogos dos sete erros, entre outros.

É possível concluir que as TICs são de grande importância para o melhor desenvolvimento educacional. A educação deve caminhar paralelamente com as tecnologias, de modo a capacitar alunos e professores para utilizar tais recursos de maneira proveitosa. Cabe aos professores como orientadores, promover estratégias e planejamentos de interação tecnologia\ aluno, envolver formas seguras e prazerosas de educação virtual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com