TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Risco de Acidentes

Por:   •  21/3/2022  •  Resenha  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

        [pic 1]                

Universidade Federal de Sergipe

 Centro de Ciências Exatas e Tecnologias

 Departamento de Engenharia de Produção

RESENHA 5 - ACIDENTE DO TRABALHO FATAL DURANTE OPERAÇÃO

DE BETONEIRA

MATHEUS FELIPE SANTOS SILVA

 

SÃO CRISTÓVÃO – SE

2022

        O acidente ocorreu em uma obra de construção de casa térrea. Segundo relatos a betoneira encontrava-se posicionada na pista de rolamento da rua, encostada ao meio-fio da calçada, e que ela estava colocada num lugar molhado, pois existia uma ruptura de um cano de esgoto, acima, na rua, e esta água escorria pelo meio-fio, bem no local onde a máquina se encontrava. O funcionário que veio a óbito estava trabalhando de servente, e sua tarefa consistia em alimentar a betoneira de areia, cimento, brita e água, além de remover o concreto pronto, levando-o aos outros trabalhadores.

        O trabalhador molhava os pés para operar a betoneira e, nestas condições, trabalhou a manhã inteira. Constatou-se que os funcionários usavam tênis, pois não haviam sido fornecidas botinas. Assim a vítima foi girar a roda lateral, que abaixa a boca da betoneira, e recebeu o choque elétrico, ficando parada no lugar, de pé.

        Os trabalhadores relataram que a betoneira estava em mau estado de funcionamento, cheia de remendos mal-feitos, com os botões de acionamento em mau estado, com tomada de energia irregular. Que também não havia plugue e a energia elétrica era tirada diretamente do poste de luz, que consistia em prender as pontas desencapadas dos fios de alimentação da betoneira diretamente nos fios superiores do poste de luz, por meio de ganchos improvisados ou do próprio fio da betoneira, desencapado e dobrado.

        Dentre os fatores que contribuíram para o acidente estão: Equipamento em más condições de funcionamento: observou-se que a betoneira não tinha aterramento, possuía partes móveis expostas e partes elétricas expostas e ruins; Uso inadequado das fontes de energia elétrica: a empresa, por economia, resolveu furtar energia elétrica da concessionária pública; Falta de equipamentos de proteção individual: o trabalhador que sofreu o acidente não estava usando as botas de borracha; e Não havia procedimentos de segurança e saúde do trabalhador: existindo um desrespeito generalizado às normas de segurança e higiene no trabalho.

        Tendo em vista a fatalidade que aconteceu, percebe-se a importância da aplicação de conceitos ergonômicos dentro do setor da construção civil, pois são atividades árduas e de intenso esforço físico, aliadas a riscos físicos, químicos e de acidentes que contribuem para o adoecimento e até óbito do funcionário.

        Portanto é necessário uma mudança organizacional, uma mudança na cultura inserida no meio, visto que da forma como as tarefas são desenvolvidas, há muito a desejar em termos ergonômicos. Havendo a necessidade, primeiramente do fornecimento de equipamentos adequados às atividades, da disponibilização de treinamentos adequados à seus funcionários e por fim, do entendimento quanto à responsabilidade sobre a saúde de seus colaboradores. Deve-se buscar entender os riscos presentes nas atividades realizadas, para serem executadas de forma correta e o mais importante, de não se expor a riscos desnecessários como pode ser visto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com