TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: RISCOS BIOLÓGICOS - BACTERIOLOGIA

Por:   •  24/4/2018  •  Resenha  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE CIENCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL

LEONARDO ANGELI DA COSTA

RISCOS BIOLÓGICOS: BACTERIOLOGIA

                                                       Resenha crítica apresentada à disciplina de Microbiologia e Parasitologia do curso de Enfermagem, para obtenção de nota do 2º Período, da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal.

Prof. Hildo Simao dos Santos

CACOAL-RO

2018

Biossegurança em Laboratórios de Saúde Pública. Oda, Leila, Ávila, Suzana. Et al. Brasília. Ministério da Saúde, 1998.

Surgimento dos riscos biológicos, disponível em: http://www.riscobiologico.org/pagina_basica.asp?id_pagina=169, acesso 30/03/2018

RISCOS BIOLÓGICOS: BACTERIOLOGIA

Leonardo Angeli da Costa[1]

Durante muitos anos, ser profissional da área de saúde não era considerado um trabalho de risco, próximo de 1940 houvesse uma maior preocupação quando profissionais dessa área passaram a ter agravos de saúde após exercerem suas atividades laboratoriais, principalmente aqueles que trabalhavam com microrganismos e materiais clínicos . Por tanto somente a partir da epidemia de HIV ocorrida no ano de 1980, que houve uma melhora nas normas para segurança no ambiente de trabalho. Um dos principais agentes biológicos de risco e mais perigosos presentes no dia a dia destes profissionais são as bactérias, porém existem vários outros como os vírus, parasitas, protozoários, fungos e bacilos.

Os riscos biológicos ocorrem quando o homem entra em contato com qualquer um dos agentes infecciosos citados, que podem causar inúmeras doenças, seja simples ou muito graves, os riscos biológicos são classificados em 4 classes, sendo elas classe 1: são os agentes que não apresentam riscos para a comunidade e nem para quem está manipulando, classe 2 são os agente de risco moderados para a comunidade e para o manipulador, e que existam tratamentos preventivos, classe 3 são agentes que apresentam risco grave para o manipulador e moderado para a sociedade, pois nem sempre há tratamento, classe 4 são agentes graves tanto para sociedade quanto para o manipulador e não existe tratamento e seu risco de propagação é alto.  

Não só os profissionais da saúde estão expostos a estes riscos mais sim diversos outros com: as indústrias alimentícias, os laboratórios, os coletores de lixo, etc. Dentre os principais tipos de bactérias responsáveis pelas infecções hospitalares estão as MRSA que é a sigla inglesa para Methicillin-Resistant Staphylococcus aureus, ou em português Staphylococcus aureus resistente a meticilina, e outras gamas de antibióticos. Este microrganismo faz parte da microbiota humana e  tem como habitat principal a pele e mucosas tornando-se assim extremamente fácil de haver contaminação. Staphylococcus são em formato de “cacho de uva”, gram-positivos e anaeróbicos facultativos, esse microrganismo também é conhecido por sua capacidade de sobreviver em alimentos congelado. Essa bactéria apresenta Cápsula, peptidoglicano, proteína A, adesinas, enzimas extracelulares, leucocidinas e hemolisinas são alguns dos atributos de virulência encontrados neste gênero(Sousa, 2008a).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com