TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica - Acidentes de trabalho

Por:   •  2/5/2017  •  Resenha  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  1.998 Visualizações

Página 1 de 3

SOARES, Eva Bessa. Olhares sobre a prevenção dos acidentes de trabalho. Ouro Preto: Produto & Produção, v. 16 n.4, p. 84-103, dez. 2015.

Neste artigo referente aos Olhares sobre a prevenção dos acidentes de trabalho, Soares expõe variados pontos de vista sobre as formas de prevenção dos acidentes de trabalho, tratando de diversos conceitos englobados dentro desse tema, como o acidente em si, sua causa, definições, abordagens que o retrata e o meio em que este ocorre.

Os primeiros conceitos abordados são as visões sobre os acidentes de trabalho, que neste caso são a tradicional, que é aquela onde defende-se que o acidente deve ser evitado punindo os culpados, no caso o trabalhador e a contemporânea que veio para tirar o foco do trabalhador como culpado, priorizando detectar e corrigir os erros e tratando o acidente como um evento inserido no processo produtivo e inerente a todos os componentes deste, não somente ao trabalhador. Segundo Soares, como a visão contemporânea é mais ampla e se adéqua melhor as situações cotidianas ela é utiliza-a para embasar os pontos de vistas expostos, pois diante da sua amplitude e do leque de situações que aborda, é possível pensar e desenvolver ações que atuem na prevenção dos acidentes, ou seja, deve-se focar em corrigir os erros e não punir que os pratica para que seja possível então atuar na prevenção dos acidentes.

A autora retrata os riscos como pertencentes ao sistema como um todo e não somente a uma parte ou componente dele, sendo que esse sistema é bem complexo e tem no seu centro o trabalhador. Assim, os acidentes atuam como resultantes das interações entre todos os componentes que estão inseridos nesse sistema, sendo então necessário adaptar esse sistema para a inserção do comportamento seguro, onde deverá ser priorizado e incentivado a autodetecção e o autocontrole dos riscos, afinal não sendo possível isentar todo o sistema, deve-se ensinar a identifica-los e corrigi-los.

Assim, Soares defende que é colocando essas medidas em práticas que a conduta insegura em relação aos riscos, que o sistema e seus componentes estão expostos, poderá ser sanada, de forma que estes, mesmo que inerentes, passem a ser geridos corretamente e assim controlados, e que o desenvolvimento desse comportamento seguro é responsabilidade da empresa, já que é ela que gere todo o sistema, então ela tanto pode, quanto deve ensina-lo aos trabalhadores, buscando sempre equilibrar a autonomia e a obediência destes, de modo que não sintam que praticar ações que promovam a prevenção dos acidentes que o expoe ao risco e aos acidentes, junto com todo o sistema, seja uma obrigação e sim uma necessidade que só trará benefícios.

De forma crítica pode-se afirmar que Soares defende que deve haver uma reestruturação da organização do sistema de trabalho e que essa reestruturação deve ter como base o uso da visão contemporânea, pois somente ela permitirá estudar os acidentes de forma completa e desenvolver as medidas de prevenção necessárias para promover um ambiente de trabalho seguro e assim obter melhorias contínuas em relação a segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com