TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Video

Trabalho Escolar: Resenha Video. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 2

Considerações:

- Creio que ambos os documentários apesar de focos diferentes, levam ao mesmo alerta, a sociedade moderna criou uma forma de relação entre produção/consumo que leva a um padrão de vida insustentável em termos naturais. Outro fator relevante é que esse consumo em massa e essa extração de riquezas naturais veem interferindo numa gradativa crescente, em questões como clima, desocupação territorial por interferência no clima ou relevo, na saúde pública, pelo aumento de substâncias tóxicas presentes nos alimentos e produtos que utilizamos em nosso dia a dia, e principalmente, pelo acúmulo de lixo não reciclado ou não reciclável em aterros, que contaminam o solo e a água, ou em outro caso pior, como mostra o filme, o do lixo que é incinerado lançando seus resíduos tóxicos diretamente no ar, aumentando a poluição, proliferação de doenças e afetando os já citados fatores climáticos.

Em “Uma Verdade Inconveniente” somos apresentados de uma forma ampla e dura a números que assustam a respeito do que estamos fazendo com o planeta de forma “inconsciente”, em “A História das coisas” o tratamento é mais especifico, a causa dessa degradação é apresentada sem rodeios, a sociedade. Caminhamos a passos largos em direção ao esgotamento das reservas naturais, talvez em uma ou duas gerações tenhamos chegado ao limite de recursos e a degradação (de forma irreversível) de todo ecossistema. É claro não podemos simplesmente deixar de consumir e produzir, iria criar um colapso em todo sistema econômico mundial mas se não houver uma ruptura do atual sistema de consumo e em seguida uma reformulação, ficaremos fadados a praticamente a extinção. Nem todas as saídas apresentadas hoje para preservação são realmente validas ou financeiramente viáveis, mas devem ser discutidas por governos e sociedade, e principalmente, postas em práticas de uma forma que não foi feita em resoluções acordadas na Rio92 ou com o Protocolo de Kyoto.

A iniciativa de ambos os documentários é válida no sentido de mostrar a iminência da situação, mas assim como dezenas de outros vídeos não possui força suficiente para comoção social, o velho ciclo de fabricação/necessidade/compra, criado e moldado durante as últimas décadas será apenas analisado e talvez modificado quando já for tarde demais. Iremos caminhar nos próximos anos para redução de produção devido a escassez de matéria prima, alta de preços devido ao aumento na procura e pouca oferta, população estocando alimentos, colapso no sistema de preços e quebra de mercados financeiros. O panorama a médio e longo prazo é desanimador para a “fabulosa e organizada” sociedade humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com