TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA VIDEO FUTEBOL NOS ANOS 70

Por:   •  21/4/2019  •  Resenha  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

RESENHA DE VÍDEO “FUTEBOL NA DÉCADA DE 70”

Disciplina: Manifestações Culturais Esportivas

Professor: Vera Teixeira

Aluno: Alex Sandro Almeida da Silva

RGM: 1890831-4

Turma: Educação física (licenciatura) – 1º Semestre 2018

O vídeo proposto intitulado Tema do Brasil na Copa do Mundo 1970 - "Pra Frente Brasil", postado no youtube, 14 de maio de 2014, traz cenas dos jogos da seleção brasileira de futebol em sua participação na copa do mundo disputada no México onde a equipe brasileira sagrou-se campeã do torneio. As cenas apresentadas no vídeo tem como trilha sonora a marchinha/canção “Pra frente Brasil!”, que travestida de brado patriótico e otimista, trazia consigo forte apelo político e alienador de massas.

A partir desse prévio conceito, é possível observar que a identificação do brasileiro com o esporte é exatamente contrária às afirmativas de que o futebol seria uma espécie do tão falado “ópio do povo”. A prática esportiva é colocada sob uma ótica de que a experiência com a vitória proporciona novas expectativas na volta à labuta diária. Permite que pensemos em sermos vencedores em outros âmbitos. A autoestima ganha com a identificação de nação vencedora e pode se tornar alicerce para a solução dos problemas sociais. Sem a qual, dificilmente algum problema chegaria perto de ser solucionado. É possível pensar no futebol como um instrumento que influencie positivamente as nossas ações políticas com relação a ele e, sobretudo, torná-lo um reator político em favor do governo em questão.

Por esse prisma, o Brasil então definido como país do futebol, torna-se não natural, haja vista ter sido a Inglaterra o berço deste esporte. É importante percebermos, então, que a identidade não é somente criada por dados históricos, mas também por discurso repetitivo. A consolidação de um discurso acontece pela materialização dele e a imprensa tem um papel fundamental nessa prática. A partir desta construção e divulgação da mesma, uma ideia de identidade pode ser divulgada e absorvida por aqueles que ainda não formaram a mesma percepção. E nessa construção “Pra frente Brasil” teve papel fundamental.

A identidade está amparada por um sistema de práticas e símbolos que operamos em contextos específicos. No carnaval, no samba e no futebol, nos identificamos e inundamos o nosso imaginário com esses símbolos que nos diferenciam como nação. E mesmo que a definição da identidade seja uma mera generalização e repetição de discurso, não expressando o que todos os brasileiros gostam/são, ainda estamos presos a ela.

É através da percepção de identidade brasileira com o futebol que o governo Médici conclamou todos a cantarem “Pra frente, Brasil! Salve a seleção” como um hino de uma união de sucesso extremamente amigável.

Além disso, aproveita-se de uma publicidade incrível: a Copa do Mundo de 70 é a primeira a ser transmitida pela televisão.

A influência de “Pra frente Brasil” foi tão avassaladora que o futebol virou um fato social incontestável. Até aos dias atuais, percebe-se durante uma Copa do Mundo (e estamos a poucos meses de uma), até mesmo a identificação com o outro, o bom humor para o convívio e o harmonioso compartilhamento de espaços. As pessoas se entendem como nação e estão a favor disso. O país como um tudo é vencedor na coletividade. Para o indivíduo, o futebol provoca emoções e o liberta das convenções tradicionais. O comportamento como espectador do futebol não segue guia de etiqueta, nem reconhece doutrinas a seguir porque está diretamente ligado às emoções. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (340.6 Kb)   docx (129.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com