TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Vídeo Gestão Da Qualidade

Por:   •  13/5/2019  •  Resenha  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  2.695 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: Johnny Luiz De Toni

COMPONENTE: Atividades Complementares Presenciais I

PROFESSOR: Jacir Menegat

ATIVIDADE Nº: 01

POLO: Medianeira PR

LOCAL E DATA: Medianeira, 06 de abril de 2019.  

Atividade avaliativa 1

Resenha da vídeo-aula 1: O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações

Introdução

Estamos vivendo em um tempo onde as pessoas estão cada vez mais exigentes em tudo o que adquirem, roupas, calçados, comidas, dentre outras coisas mais. Com tantas exigências, as empresas precisam estar sempre buscando melhorias para conquistar os consumidores.

Nessa atividade será apresentada uma resenha da vídeo-aula 1, onde serão abordados os seguintes temas:

  • Contextualização com o mercado e perfil profissional.
  • Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.
  • Atuação de atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos.
  • O papel da qualidade e sua importância estratégica nas suas organizações.
  • Apresentação de casos de sistemas da qualidade.
  • Metodologias e histórico da qualidade.

Contextualização com o mercado e perfil profissional

O vídeo nos mostra que o profissional formado “Técnico Da Qualidade”, pode atuar em várias atividades ligadas à área da qualidade, criando manuais, fazendo relatórios, analisa a não conformidade dos produtos e serviços, faz também auditorias internas e externas.

Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.

Carlos um dos personagens desse vídeo, trabalha como recepcionista em um hotel, o mesmo está fazendo o curso “Técnico Em Qualidade”. A empresa por sua vez busca maneiras inovadoras para melhor atender seus clientes. Carlos fora convocado para participar desse projeto.

Vejo que mesmo ele não sendo formado ainda, será um grande passo nesse novo desafio que a ele foi lançado, pois sabendo apenas na teoria poderá viver na pratica e usar todas as ferramentas até então estudadas.

Podendo atuar em várias áreas como por exemplo: nos setores automotivos e metalúrgicos da indústria; setor alimentício em geral; no setor da saúde; bancos; comercio em geral; dentre outras.

Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos:

O vídeo nos mostra que as atividades relacionadas a qualidade envolvem: controle, inspeção, garantia e gestão da qualidade. O que eu acho importante é que a atuação com a qualidade requer um olhar para a excelência, ou seja, sempre buscando por inovações e melhorias, destacando assim a empresa no mercado de trabalho.

O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações:

O papel da qualidade é levar a satisfação de produtos ou serviços prestados aos clientes. Atendendo as exigências do público, fica visível a importância da busca constante por excelência e melhoria dos produtos e processos, pois traz benefício aos colaboradores, clientes, fornecedores, investidores/proprietários, governo, sociedade/meio ambiente. O sucesso de uma organização depende de vários fatores, sendo assim existem várias entidades de pessoas inseridas nesse mesmo ambiente interessadas nele. Nesse campo existe uma relação ganha-ganha. O sucesso alcançado pela organização trará benefícios a todos.

Um exemplo são os “colaboradores” que fazem com que os proprietários sejam atendidos em suas expectativas, já os “clientes” contribuem consumindo, sendo assim todos os participantes do sistema podem crescer e se desenvolver. O “fornecedor” hoje visto como um parceiro de negócios, pois com a matéria-prima, contribui com a entrega de um produto ou serviço de excelência. O “acionista” contribui investindo seus recursos para obter lucro, pois não há empresa que continue atuando a longo prazo no prejuízo. O “governo” ao arrecadar taxas e impostos sobre tudo aquilo que se produz, contribui com investimentos e infraestrutura para atrair empresas que tem o interesse em produzir riquezas no país, estados e cidades. A “sociedade e o meio ambiente” contribuem com os benefícios oferecidos com a instalação de novas empresas, com o comercio e serviços oferecidos essas regiões se desenvolvem.

Apresentação de casos de sistemas da qualidade:

De uma maneira resumida, o vídeo nos apresenta algumas informações sobre o processo e as características da gestão de qualidade.

A empresa Móveis Cabral, com cerca de 80 funcionários, trabalha com moveis residenciais, empresariais e também atendem ao ramo de hotelaria. Conquistaram o Certificado ISO-9001

“Qualidade Total”, pois conseguiram corrigir todos os problemas que a empresa apresentava. Melhoraram o atendimento aos requisitos dos clientes, passaram a controlar os documentos que eram produzidos os moveis, e investiram na capacitação de seus funcionários. Desde então a empresa vem se destacando no mercado de trabalho, apresentando grande crescimento financeiro e conquistando novos clientes.

A empresa Usinagem Vértice por meio da exigência dos clientes, implantaram a norma ISO/TS 16949 que é uma especificação técnica com base na ISO 9001 e é a norma que define os requisitos do sistema de qualidade para a cadeia de fornecedores da indústria automotiva. No início foi difícil devido à resistência de seus colaboradores. Depois de implantar o programa 5s, “senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização, senso de disciplina”, as melhorias começaram a ser notadas. de acordo com os objetivos alcançados, a empresa por sua vez também conquistou o Certificado ISSO-9001 se destacando assim no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (157.5 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com