TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Um Texto do Livro Geologia de Engenharia: Conceitos, Métodos e Práticas de Álvaro Rodrigues dos Santos

Por:   •  29/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha de um texto do livro Geologia de engenharia: conceitos, métodos e práticas de Álvaro Rodrigues dos Santos.

     Desde os primórdios o homem luta pela sua sobrevivência, utilizando dos recursos naturais disponíveis para seu convívio onde se beneficia do solo para cultivo de plantações, edificações, transporte e outros.  

     Para fazer um bom uso do solo a Geologia da Engenharia tem um papel importante e é exatamente isso que Álvaro Rodrigues retrata em seu livro, é ela que realiza as análises, os riscos e problemas do meio ambiente no qual também sugere medidas preventivas e reparadoras ao que diz respeito aos riscos geológicos. Há consequências da ação humana na natureza devido ao desenvolvimento de tecnologia, social e cultural caso não for levado a sério as características dos materiais e seus processos geológicos. Pois a natureza busca o equilíbrio e caso não o encontre a resposta vem através por exemplo de ruptura de um talude, rompimento de barragens e outra variedades de catástrofes.  Para que isso não ocorra, o papel do Geólogo experiente é fundamental, pois permitirá orientar e fazer as devidas considerações auxiliando nos resultados de maneira positiva e eficaz.      

     É de suma importância o diagnóstico ser exato para que a solução esteja em perfeita sintonia com geologia do local estudado. Existem três conceitos que Álvaro Rodrigues se baseia e um deles é que a natureza está em contínuo movimento estando ou não perceptível aos olhos humanos, James Hutton explica o conceito da seguinte forma “tudo que se destrói é reconstruído em outra parte”. O segundo conceito trata do sentido do equilíbrio onde a ação humana pela mais variada utilização do solo provoca um desiquilíbrio que gera uma reação da natureza das mais diversas formas onde o homem intervém buscando equilíbrio através de medidas corretivas para abrandar a reação causada por ele mesmo. E por último a imanência das características físicas onde os materiais geológicos são submetidos a processos e solicitações em busca de analisar seu comportamento. Onde os materiais de características próprias submetidos a solicitações semelhantes respondem de forma diferenciada cada um com sua particularidade.

     

    As fases e métodos da Geologia divide-se em cinco etapas a primeira é a circunscrição do problema onde é feito um estudo preliminar levantando a problemática e também as características dos solos, atentando-se a levantar todas as informações necessárias como registros bibliográficos, se possível relatos de pessoas locais, todas as informações que conseguir levantar do local estudado, a segunda é a análise e diagnósticos dos fenômenos presentes com objetivo de caracterizar os parâmetros geológicos e geotécnicos necessários para entender o fenômeno ocorrido, terceira é a formulação de soluções adequadas, a quarta é o acompanhamento da implantação onde deve-se garantir a execução correta e os ajustes técnicos necessários cuidando que a solução  atenda todos os requisitos, e por último o monitoramento do desempenho ao longo do tempo onde o objetivo é garantir que a solução implantada estejam atendendo as expectativas.

     A principal ferramenta de um geólogo é o raciocínio geológico que permite analisar o comportamento de uma região através dos sinais da natureza. Outro campo importante é a abordagem que trata da investigação desde o primeiro passo até a descoberta do problema. Após a identificação completa das causas e as características geológica da região cabe a geologia da engenharia e a geotécnica decidir a melhor solução a ser aplicada afim de encontrar a perfeita relação entre o fenômeno ocorrido e a solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com