TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Residuos Solidos

Dissertações: Residuos Solidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

Atualmente exige-se das empresas ampliação de capacidade produtiva, inovação, pesquisa e desenvolvimento para crescer de forma sustentável. A questão da sustentabilidade é complexa e envolve diversos setores da sociedade, desde pequenas construções familiares às grandes indústrias, bem como governos Municipais, Estaduais e Federais. Este artigo tem como objetivo identificar e analisar a política e os meios de controle, utilizados pelo poder público de Belo Horizonte, para o recebimento e destinação dos resíduos sólidos da construção civil e de demolição, (RCD). A unidade de análise é uma Usina de Reciclagem de Entulho, situada na região noroeste de Belo Horizonte. Para atingir o objetivo proposto, adotou-se o método de estudo de caso, com uma pesquisa qualitativa e descritiva. As técnicas utilizadas para a obtenção dos dados foram entrevistas semi-estruturadas e observação “in loco”. As entrevistas foram realizadas com um gerente, quatro transportadores de caçambas e dois carroceiros. O resultado apresentado demonstra a política adotada pelo poder público, normas, programas, unidades e meios de controle, para o recebimento e destinação dos resíduos sólidos da construção civil e de demolição (RCD), em Belo Horizonte, além de serem apontados alguns aspectos de relevância e benefícios para a sociedade.

1 INTRODUÇÃO

O crescimento da economia e a vitalidade do desenvolvimento social deixaram de ser apenas um sonho. Hoje a realidade brasileira é de um mercado doméstico dinâmico e vigoroso. Segundo análise da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC, 2012), alguns fatores, como a estabilidade macroeconômica, mudanças no marco regulatório do mercado imobiliário, (Lei 10.931/2004), maior oferta de crédito, aumento da renda familiar, melhor previsibilidade da economia e obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), foram determinantes para o crescimento do setor.

Esta condição econômica favorável proporciona maior conforto a milhões de brasileiros, com necessidade e desejo de consumo, como a troca de um celular, de um veículo, ou até mesmo a aquisição ou reforma de sua casa própria. Como consequência deste progresso, aumentou-se de forma exagerada o consumo de matéria prima não renovável para a produção destes bens e a geração de resíduos provenientes de descartes ou demolições de construções antigas.

De acordo com a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA, 2012), a cadeia produtiva da construção civil consome entre 14 e 50% dos recursos naturais extraídos do planeta. No Brasil, o percentual gerado pela construção civil varia de 51 a 70%, da massa de resíduo sólido urbano (RSU).

Exige-se hoje das empresas, a criação de maior capacidade produtiva, com inovação, pesquisa e desenvolvimento para gerar o crescimento sustentado. A questão da sustentabilidade é tão complexa que envolve diversos setores da sociedade, desde pequenas construções familiares às grandes indústrias e governos Municipais, estaduais e Federais. Segundo Agopyan e John (2011) o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), foi constituído em 2007 para desenvolver e implementar práticas sustentáveis que abrangem a dimensão social, econômica e ambiental da cadeia produtiva da indústria da construção civil.

Como resposta, hoje existe uma preocupação mundial no sentido de adotar algumas políticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com