TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resultados Densidade de Líquidos

Por:   •  1/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

Unesp

Laboratório de Química 1

Relatório 2: Densidade de Líquidos

Alunos: Amanda Teixeira Ometto

Bruno Romeiro Missão

Giovanna Polini Palu

José Guilherme Yoshizaki

Lucas Minamoto

Introdução

No Experimento 2 do Laboratório de Química 1, determinou-se experimentalmente a densidade de líquidos, mais especificadamente a densidade do Álcool Etílico e do Etilenoglicol. Além disso, foi trabalhada também a calibração de vidraria volumétrica.

A densidade absoluta, tanto dos sólidos quanto dos líquidos, é calculada pela razão entre sua massa e volume em determinada temperatura e pressão, ou seja, a densidade é importante para a determinação da quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume. Sua unidade de medida no Sistema Internacional é o quilograma por metro cúbico (kg/m³) e pode variar para grama por mililitro (g/mL) ou grama por centímetro cúbico (g/cm³).

A calibração de instrumentos volumétricos a uma dada temperatura fundamenta-se na densidade dos líquidos. Através da relação entre a massa e o volume expressa na densidade, é possível conferir por meio da massa (pesando com uma balança) se o volume de líquido indicado na vidraria é verdadeiro. [1]

Objetivo

O experimento teve como objetivo a avaliação da densidade de determinadas substâncias líquidas através do uso do picnômetro, além da calibração de vidrarias volumétricas utilizando a propriedade da densidade da água.

Outro objetivo do experimento foi ambientar os alunos na manipulação adequada de vidrarias volumétricas e fazer com que estes fizessem operações utilizando algarismos significativos e expressando grandezas físicas e suas unidades de medida.

Procedimentos

Para determinar a densidade dos líquidos, utilizaram-se de dois picnômetros, um para o álcool etílico e um para o etilenoglicol. A princípio, os picnômetros foram limpos e tiveram sua massa medida por uma balança semi analítica. Após isso, foram enchidos pelos líquidos estudados. Com os picnômetros cheios, tomou-se medida de suas novas massas, agora com a variação de massa causada pelos líquidos. Disso, calculou-se a densidade do etanol e do etilenoglicol com os valores da variação da massa de seus respectivos picnômetros em razão com a capacidade deles.

Resultados e discussão

Através da medição das massas e volumes do álcool e do etilenoglicol foi possível obter as seguintes densidades:

Grupo 1

Grupo 2

Grupo 3

d média

σ

d álcool

0,9379

0,7769

0,7973

0,8374

0,1044

d etilenoglicol

1,2196

1,187

1,087

1,1645

0,0685

Densidade álcool: (dm ± σ) ↔ (0,8374 ± 0,1044) g/ml

Densidade etilenoglicol: (dm ± σ) ↔ (1,165 ± 0,069) g/ml

Fr= |Vr-V0|.100/Vr ↔|0,789 – 0,8374|.100/0,789 = 6,134%

Por meio desses dados, foi possível calcular a densidade de ambos com uma taxa de erro de aproximadamente 6% que se deu através de sua densidade média ± seu desvio padrão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (570.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com