TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resultados e Discussões Têmpera em Óleo

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

Depois de realizados os procedimentos experimentais, as amostras foram levadas até o durômetro para verificar a efetividade da têmpera realizada. Com os resultados lidos no equipamento foi possível a construção de alguns gráficos comparativos:

[pic 1]

Gráfico 1 - Dureza das amostras não temperadas

Como é conhecido, o aço 1045 possui uma maior dureza que o aço 1020, graças a seu maior teor de carbono. Isso fica explícito no gráfico acima.

Após isso, foram medidas as durezas da amostras temperadas em óleo:

[pic 2]

Gráfico 2 - Dureza das amostras temperadas em óleo

A têmpera em óleo normalmente oferece um aumento significativo de dureza nos aços com maior teor de carbono, como o 1045, e não oferece resultados significativos em aços “macios”, como o 1020. Porém, não foi possível notar alteração nas amostras de aço 1045 no ensaio de dureza, seja por problemas no equipamento, falha na têmpera, ou mesmo erros de leitura. Então, não obtivemos resultados para efeitos comparativos nas amostras do gráfico 2.

As amostras nas quais foi realizada a têmpera em água em outra ocasião no laboratório, não ofereciam garantia de que eram realmente de aço 1045, então, foi realizada uma nova têmpera em novas amostras, a fim de se garantir o resultado:

[pic 3]

Gráfico 3 - Dureza das amostras temperadas em água

Assim como ocorreu na leitura dos dados das amostras temperadas em óleo, não ficou explícita nenhuma alteração na dureza das amostras temperadas em água, e o ocorrido não teve um motivo claro.

Devido ao ocorrido, os gráficos a serem montados não ficaram coerentes com a teoria descrita, mas ainda sim, os gráficos obtidos para os momentos de antes e depois das têmperas do aço 1045 (o material que supostamente aumentaria a dureza com a têmpera) foram os seguintes:

[pic 4]

Gráfico 4 - Dureza de uma amostra aço 1045 com e sem têmpera (em água)

Vale lembrar que, as amostras ensaiadas com têmpera e sem têmpera eram diferentes, então o gráfico não garante necessariamente que a dureza da amostra diminuiu.

[pic 5]

Gráfico 5 - Dureza de uma amostra aço 1045 com e sem têmpera (em óleo)

Então, a fim de esclarecer cada gráfico, foram montados novos gráficos correspondentes à média e o desvio padrão de cada um:

[pic 6]

Gráfico 6 - Média e desvio padrão do gráfico 1

[pic 7]

Gráfico 7 - Média e desvio padrão do gráfico 2

[pic 8]

Gráfico 8 - Média e desvio padrão do gráfico 3

[pic 9]

Gráfico 9 - Média e desvio padrão do gráfico 4

[pic 10]

Gráfico 10 - Média e desvio padrão do gráfico 5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (187.9 Kb)   docx (160.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com