TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resultados positivos e negativos da organização ao considerar questões, benefícios, posições e salários

Projeto de pesquisa: Resultados positivos e negativos da organização ao considerar questões, benefícios, posições e salários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.316 Palavras (18 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 18

Resumo

O objetivo deste projeto foi mostrar os resultados positivos e negativos de uma organização quando se tratam dos assuntos benefícios, cargos e salários. Esses aspectos são pontos fortes para o desenvolvimento da empresa e quando bem aplicados geram uma sensação de conforto entre os colaboradores, criando assim um clima favorável, alegre e satisfatório. O investimento no capital humano traz muitas vantagens não somente para o colaborador, mas para a organização em si, pois um funcionário motivado empenha-se para atingir os resultados que a empresa deseja. Hoje em dia não basta atrair os melhores talentos para a organização, é preciso saber mantê-los e motivá-los, e para isso a organização deve-se tornar um lugar agradável de trabalhar.

Palavras-chave

Motivação, reconhecimento, desempenho, retenção de talentos

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ... . . . . 08

2. CONCEITO DE REMUNERAÇÃO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..... . . . . 09

3. CONCEITO DE BENEFICIOS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .... . . 09

4. CONCEITO DE CARGOS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ... . . 11

5. CONCEITO DE SALÁRIOS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .... . 12

6. APRESENTAÇÃO E HISTÓRICO DA EMPRESA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..... . 14

7. CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS NO HOSPITAL AUXILIADORA. . . . .... 15

8. PESQUISA DE SATISFAÇÃO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .... . 16

9.1. APLICAÇÃO GRÁFICA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .... 16

9.2. RESULTADO DA PESQUISA. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .... . . .18

9.3. CONSIDERAÇÕES RELACIONADAS À PESQUISA. . . . . . . . . . . . . . . ....... . 19

9. CONCLUSÃO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .19

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . 21

1.Introdução

Nota-se que nos dias de hoje a concorrência entre as empresas está cada vez maior, onde uma procura se destacar mais que a outra. Para manter-se no mercado procura investir em tecnologia, propaganda, promoções e treinamentos. O principal fator que leva a empresa a obter sucesso, é o seu capital humano, ou seja, as pessoas que nela trabalham.

A organização depende de seus funcionários para desempenhar suas atividades, por isso é importante que a organização reconheça o trabalho destas pessoas, e uma das formas de demonstrar esse reconhecimento é por meio da remuneração, uma vez que um dos principais fatores motivadores de uma pessoa é o salário que ela ganha pelo seu trabalho e esforço. Claro que os benefícios oferecidos pelas empresas também são muito importantes, assim como cargos satisfatórios. Com base nestes conceitos será apresentada a história e a aplicação destes temas na empresa participante Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e com o intuito de contribuir nesses aspectos, será desenvolvida uma pesquisa de campo relacionada aos temas em questão, procurando identificar os pontos críticos que poderiam comprometer o objetivo da empresa, direcionando enfim estratégias que minimizariam os problemas apresentados, buscando aprimorar a situação atual da organização.

2. Conceito de Remuneração

As pessoas estão em busca de empresas que valorizam o seu trabalho e que reconheçam seu desempenho. Um dos fatores que mais influenciam o desempenho na realização das tarefas na organização são a remuneração e os benefícios que recebem em troca de seu trabalho. Na procura de trabalho, as pessoas compararam as empresas para ver quais são mais atraentes financeiramente e que proporcionam melhores benefícios aos funcionários. Para melhor compreensão do assunto faz-se necessário apresentar o conceito de remuneração:

“Ninguém trabalha de graça. Como parceiro da organização, cada funcionário está interessado em investir com trabalho, dedicação e esforço pessoal, com os seus conhecimentos e habilidades desde que receba uma retribuição adequada. AS organizações estão interessadas em investir em recompensas para as pessoas desde que elas possam receber contribuições ao alcance de seus objetivos. Daí decorre o conceito remuneração” (CHIAVENATO, 2004, p.257)

Conforme apresentado pelo autor, remuneração é uma recompensa, é algo que o funcionário recebe pelo seu esforço e desempenho dentro da organização, contribuindo assim para a empresa alcançar os objetivos desejados e reter talentos. A remuneração vai além do simples pagamento de salário feito pela empresa.

“Remuneração é a soma de tudo o que é periodicamente pago aos empregados por serviços prestados: salários, gratificações, adicionais (por periculosidade, insalubridade, tempo de serviço, adicional noturno e horas extras), assim como todos os benefícios financeiros, como prêmios por produtividade, participação nos resultados e opção de compras de ações entre outros” (LACOMBE, 2005, p.147).

De acordo com o exposto, fica evidente que a remuneração envolve outros aspectos além do salário. O pagamento de benefícios adicionais aos colaboradores proporciona mais envolvimento com a empresa, pois o funcionário sabe que o seu esforço terá retorno.

3. Conceito de Benefícios

Benefícios são as facilidades ou vantagens que um colaborador recebe da empresa, no sentido de causar estímulos para que estes se sintam mais motivados. Podendo ser financiados parcialmente ou totalmente pela empresa.

Os serviços e benefícios sociais têm a historia recente e estão intimamente relacionados com a gradativa conscientização da responsabilidade social da organização. As origens e o crescimento acelerados dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com